Como qualquer material, também os carros, muitas vezes pelo passar do tempo ou pelo uso indevido, começam a degradar-se. Ainda assim, importa referir que há algumas avarias nos automóveis, que são típicas face à altura do ano.
Nesse sentido, o ACP publicou, no seu site oficial, um artigo onde dá conta das causas para alguns problemas frequentes. Em baixo, damos-te a conhecer alguns desses exemplos.
1. O carro “engasga-se” ao arrancar
Um dos pontos que o ACP destaca tem a ver com o facto do carro se “engasgar”, ao arrancar, nestes dias mais frios. Segundo a explicação, tem a ver com a capacidade da carga que fica reduzida, por causa do frio. As próprias temperaturas baixas exigem mais do motor ao arrancar.
Ainda assim, importa referir que não é só ao arrancar que o frio exige mais do motor. Ao que tudo indica, também há maior sobrecarga nos componentes eletrónicos, nas luzes, no aquecimento, ar condicionado, alternador e motor de arranque.
Neste tipo de situações, o componente a verificar é a bateria. Nas mais antigas, o conselho é “verificar os níveis e acrescentar água destilada até ao limite máximo do nível. Se a bateria for mais recente, a solução mais segura é a substituição”.
A título adicional, também é aconselhável que sejam verificadas as velas de ignição, principalmente quando o carro tem dificuldades em “pegar”.
2. A visibilidade é insuficiente
Outra dica que o ACP dá tem a ver com os problemas de visibilidade nos carros, que aumentam nos meses de outono e inverno. De acordo com a mesma fonte, há alguns aspetos que podem interferir neste sentido.
Desde já, as luzes, que são mais utilizadas, até por anoitecer mais cedo. Tal pode levar a um desgaste maior e consequentes avarias. Nesse sentido, “a sua verificação frequente, bem como do sistema de desembaciamento é prioritária”.
Importa ainda referir a necessidade eventual de mudar as escovas, que são essenciais para eliminar a água da chuva em excesso, que se acumula nos vidros. Por vezes, estas podem não apresentar o melhor estado de conservação, o que pode prejudicar a visibilidade, quando conduzes em dias de chuva.
3. O motor do carro sobreaquece
Por fim, o ACP também alerta para o facto dos motores terem a tendência a sobreaquecer nos dias de inverno.
“O óleo do motor tem o papel fundamental de lubrificar os diversos componentes mecânicos do motor. No inverno, o frio pode reduzir a capacidade de lubrificação. Em regiões mais frias, deverá escolher um óleo adequado, mais fino” - pode ler-se no site oficial.
Um conselho final que também é dado tem a ver com a utilização de um anticongelante no líquido do pára-brisas, de maneira a evitar danos na bomba elétrica do esguicho.
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!