3 motivos para não comprares o OnePlus 7 Pro

Bruno Coelho
3 comentários

O OnePlus 7 Pro é um dos smartphones do momento. Por 699 euros oferece um desempenho de topo, destaca-se pelo seu ecrã total e conta com uma câmara certificada pela DxOMark como uma das melhores da atualidade. Ainda assim, como qualquer smartphone, este também tem os seus pontos menos fortes.

Num smartphone topo de gama e com qualidade de um OnePlus 7 Pro, encontrar coisas menos boas não é fácil. Os três motivos que encontramos podem não ser importantes para alguns consumidores, mas serão certamente importantes para quem venha de dispositivos com essas funcionalidades.

1. A não-existência de carregamento sem fios

O carregamento sem fios ainda é visto por muitos como uma funcionalidade pouco querida. Ainda assim, é algo que encontramos em grande parte dos topos de gama no mercado com construção traseira em vidro, como é o caso dos novos OnePlus.

Oneplus 7 pro
OnePlus 7 Pro tem traseira em vidro, mas não conta com Wireless Charging

O carregamento sem fios ainda não prima pela sua velocidade, mas sim pela comodidade. Quem esteja habituado a esta funcionalidade, e tenha estações de carregamento espalhadas pela casa, vai colocar o OnePlus 7 Pro fora das suas opções de compra. Para se ter uma noção, o meu velhinho Galaxy S6 lançado em 2015 já tinha esta funcionalidade.

2. A falta de certificação IP (resistência à água)

A certificação IP confere a um smartphone uma resistência à agua que descansa quem compra um dispositivo nestas condições. Caso o dispositivo caia à agua e avarie, a garantia cobre o dano se este tiver este tipo de certificação.

oneplus 7 pro dave lee
OnePlus 7 Pro sobreviveu 15 minutos debaixo de água no teste feito pelo Youtuber Dave Lee

Embora a OnePlus tenha decidido não dar certificação IP ao OnePlus 7 Pro, a marca alegou que o terminal tem hardware para isso. Embora haja uma noção de proteção por parte dos utilizadores, a marca não se vai responsabilizar caso algum acidente aconteça.

3. Não tem a entrada para headphones

Este é das funcionalidades que mais controvérsia gerou nos últimos anos. A porta para jack 3.5mm foi abolida pela marca no OnePlus 6T e não regressou nos novos dispositivos.

Oneplus 6
OnePlus 6 foi último smartphone da marca a ter entrada de jack 3.5mm

Se tal como eu já fizeste a transição para headphones/earphones sem fio, estás descansado quanto a uma possível compra. No entanto, não só muitos utilizadores não fizeram essa transição, como não estariam descansados caso a bateria dos seus headphones acabasse. Além disso, a qualidade cabo é também importante pela qualidade de sonora superior.

Menções honrosas

O OnePlus 7 Pro não é um smartphone perfeito, mas nenhum topo de gama o é. O seu mecanismo pop-up dá-nos bastante jeito para termos um ecrã total, mas este pode ser visto por alguns utilizadores como um ponto negativo perante a desconfiança face à sua resistência.

O preço de um dispositivo é bastante subjetivo. Mas se outrora a OnePlus foi conhecida por oferecer especificações de topo de gama por metade do preço, isso já não acontece. Os 699 euros do OnePlus 7 Pro podem ser justificados para alguns utilizadores, mas a diferença de preço para os concorrentes é cada vez menos.

Conhece também 3 motivos para comprares o OnePlus 7 Pro

Mais sobre o OnePlus 7 Pro:

3 comentários
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.