A sociedade está cada vez mais digital e o Governo de Portugal não quer ficar para trás nessa tendência. Por isso, foi realizado um Conselho de Ministros destinado a pensar uma “Transição Digital e Modernização” dos serviços estatais.
Na base desta iniciativa, estão quatro objetivos principais bem definidos em relação à visão do atendimento público: mais flexibilidade, mais articulação, mais simplicidade e capacidade de atender bem todos os cidadãos.
Na prática, o que é pretendido é um atendimento que passe cada vez mais pela plataforma digital do Governo de Portugal. Associado a isso, há medidas que interessam a vários tipos de público.
1. Serviço Digital “Perdi a Carteira”
Um aspeto que pode ser muito interessante tem a ver com a digitalização dos processos, para quem perdeu a carteira. Escusado será dizer que isto já aconteceu a muitos e obter uma segunda via nem sempre é um processo descansado.
Por isso, o Governo pretende ajudar-te a receber essa segunda via em casa, através da sua plataforma digital. Como refere o documento oficial, esta medida contempla: Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Documento Único Automóvel, Cartão de Beneficiário da ADSE e Cartão de Sócio do ACP.
2. Mudar facilmente de morada fiscal
Um dos problemas que o Governo identifica é que “atualmente, a alteração de morada no Cartão de Cidadão não permite a alteração de Centro de Saúde nem de Escola dos educandos”.
Por isso, é possível que deixes de ter o trabalho e incómodo de te deslocares até aos centros de saúde ou estabelecimentos de ensino para fazer a mudança de registo. De um modo digital, o objetivo é que consigas fazer isso em alguns cliques.
3. Facilitar a vida a grávidas, pais e filhos
Uma das medidas que salta à vista é, por exemplo, um boletim digital de saúde que se pretende atribuir às grávidas. Esta intenção seria extensível também a crianças e jovens, de forma a facilitar as idas ao médico.
Assim, através da digitalização, pretendia-se simplificar as informações que costumam ser solicitadas em contexto hospitalar. Recorde-se que, atualmente, estes dados existem em papel, o que pode dificultar o processo, em muitas ocasiões, por razões óbvias.
É previsível que as mudanças comecem a ser implementadas em 2025. Se quiseres ver de forma mais aprofundada os planos digitais futuros, podes aceder ao documento oficial do governo com o tema “Mais Simplifcação, Menos Burocracia” .