A aplicação do “Id.Gov.Pt” conta com milhões de downloads, entre users de Android e iOS. No entanto, as avaliações não têm sido propriamente positivas. Tanto assim é que, na Play Store, por exemplo, a média de avaliações é de 3 estrelas em 5 possíveis.
Por isso mesmo, fomos consultar o feedback dos utilizadores e perceber os principais problemas que a app do Governo de Portugal tem tido.
(Nota: a app é destinada a guardar, consultar e partilhar documentos pessoais, como Cartão de Cidadão, Carta de Condução, ADSE, etc)
1. Dá permanentemente erros no acesso
São vários os utilizadores que se vão queixando dos erros sucessivos que se vão verificando na app. Uma das situações relatadas tem a ver com a própria entrada na app, que, não raras vezes, é feita com dificuldades.
“Cada vez que entro na aplicação, aparece um alerta para atualizar os documentos, tento proceder à atualização dos mesmos mas falha constantemente. Se apagar os documentos e voltar a adicionar, não deixa e dá erro novamente, só passadas semanas é que consigo fazer alguma coisa e desisto” - explica um utilizador.
Por falar em erros, também há outro user da app “Id.Gov.Pt” que refere que aparece muitas vezes a mensagem “erro de acesso ao servidor”.
2. Dificuldades a atualizar a Carta de Condução e outros documentos
Nas caixas de comentários, são também vários os users que vão dando conta de problemas em atualizar a Carta de Condução. Entre os vários comentários nesse sentido, um utilizador explica o seu problema com o documento em questão.
“A carta de condução está sistematicamente "desatualizada". Nem se percebe muito bem porque razão o documento tem que estar permanentemente "atualizado" para gerar o QR code. Depois para atualizar é um drama. Dá sempre erro. O mais certo é estar desatualizada quando for necessário mostrar aos agentes de autoridade” - refere.
Num sentido mais lato, há também quem destaque os problemas que tem ao atualizar documentos. Um dos vários users que deu o seu feedback refere que “dá sempre erro de ligação à net”, o que depois impossibilita mostrar os documentos.
3. Confusões entre password e chave móvel digital
Também vai sendo relatado um problema da app em aceitar outras passwords que sejam diferentes da chave móvel digital.
“A nova versão não permite que os usuários escolham uma password além da chave móvel digital. Se o usuário não tiver leitor de dados biométricos, também não permite o acesso por sequência ou outras formas de autenticação” - reclama uma utilizadora.
O problema é que, aparentemente, nem a Chave Móvel Digital funciona devidamente, em algumas situações.”Já desinstalei, já instalei a nova versão 3 vezes e não funciona! Deveria funcionar com os dados de acesso biométricos, mas não funciona! A Chave Móvel digital também não funciona!” - acrescenta outra user.