3 factos sobre a Apple que não sabias e te vão surpreender

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Falar na Apple é falar numa das maiores empresas de tecnologia do mundo. A questão é que, para além dos seus telemóveis, computadores (e não só), há alguns factos sobre a empresa que possivelmente te vão surpreender.

Assim sendo, deixamos-te 3 factos sobre a marca que se calhar nunca ouviste falar.

1. Apple vendia roupa e muito mais

Pode parecer mentira, mas é verdade. No ano de 1986, a Apple chegou a ser, também, uma marca destinada à venda de roupa. De acordo com a Forbes, a empresa fundada por Steve Jobs criou a “The Apple Collection”.

Desde camisolas a acessórios, os artigos da marca eram bastante diversificados. O mais curioso é que a empresa da maçã trincada chegou, inclusive, a vender pranchas de windsurf. A imagem abaixo é uma prova disso mesmo.

Windsurf Apple
Prancha de Windsurf da Apple (via TecMundo)

A questão é que, apesar da criatividade da Apple em querer expandir para outros ramos, a “The Apple Collection” não teve sucesso. As vendas foram relativamente baixas para os padrões da marca e, rapidamente, deixou de existir.

2. Um dos fundadores vendeu a sua participação a “preço de saldo”

Quando pensamos na Apple, pensamos numa empresa que vale milhões e milhões. No entanto, nem todos viram o potencial da marca, numa fase inicial. A começar por um dos sócios fundadores, Ronald Wayne.

Como refere a mesma fonte, este vendeu a sua participação na Apple por cerca de 800 dólares. Na altura, a grande preocupação de Wayne era que a empresa não fosse bem sucedida e que se fosse “afogar” em dívidas.

Esse não tem sido o caso, tanto que a Apple, atualmente, é uma referência por todo o mundo. Será que Ronald Wayne hoje se arrepende? É bem possível, contudo, em 1976, o próprio decidiu desvincular-se da Apple.

3. Apple nem sempre foi a empresa da maçã trincada

Uma grande associação que fazemos à Apple tem a ver com o logotipo da maçã trincada. No entanto, a primeira imagem da marca não era nada parecida àquilo que estamos habituados a ver.

Apple First Logo

Numa fase inicial, os grafismos representavam Isaac Newton, sentado a ler, enquanto uma maçã lhe caía na cabeça. Isto, numa clara alusão à famosa história que diz que foi a queda de uma maçã que levou à lei da gravidade.

De qualquer forma, foi “sol de pouca dura”, até porque, pouco depois, a Apple mudou para o símbolo que já conhecemos. Este foi desenhado por Rob Janoff.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.