3 erros que fazes com o computador e nem sabes o quanto te prejudicam

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 3 min.

Se tens um computador, é possível que haja algumas práticas comuns que adotes e que estejam a prejudicar o seu desempenho. Assim sendo, damos-te algumas sugestões de hábitos que, no caso de os teres, deverás evitar daqui para a frente.

1. Ter muitas janelas abertas

Num ponto de vista visual, ter muitas janelas abertas no browser é algo que pode fazer alguma confusão, para quem trabalha com um PC. No entanto, a questão aqui é que os problemas desta prática podem interferir também com o funcionamento do dispositivo.

De acordo com a Reader’s Digest, este é um hábito recorrente que, tendencialmente, leva a uma maior lentidão no desempenho do computador. Em condições normais, a experiência de utilização piora, mas, pelos vistos, há solução.

Num artigo da Vox Media, citado pelo Observador, o especialista David Roberts dá conta do seu computador que sistematicamente funciona com dezenas (e dezenas) de janelas abertas. Este refere que o mesmo funciona na perfeição, graças a algumas extensões.

O próprio sugere, em particular, ferramentas como o BarTab Lite X (muito usada no Firefox). Estas, basicamente, vão ajudar a memória do computador a processar melhor a informação das várias tabs abertas. Ainda assim, usar o mínimo de janelas possíveis é sempre uma boa ideia.

PC Erros

2. Não limpar o computador (por dentro e por fora)

Outra questão que pode prejudicar a performance do teu PC tem a ver com o esquecimento de limpar o computador. No sentido literal, o deixar acumular poeiras e outros detritos faz com que se possam danificar alguns componentes internos, segundo a Solent Way Computers (SWC).

Sendo assim, uma limpeza esporádica pode ser muito benéfica, não só para evitar avarias, mas também por uma questão de higiene. Para além disso, também deverás fazer uma “limpeza” àquilo que já não usas.

Se tens um computador há algum tempo, é provável que tenhas muitos programas instalados, fotografias, vídeos, extensões, entre outras coisas. Isso é espaço de armazenamento que se ocupa, adicionalmente, no computador.

Deste modo, é aconselhável usar apenas aquilo que precisas. No caso de não saberes tudo o que tens instalado, a mesma fonte sugere que uses o desinstalador integrado do Windows. Este ajuda a encontrar o que pretendes remover.

3. Não desligar o PC da forma mais aconselhada

Possivelmente, este será menos comum, mas é sempre útil saber os riscos de desligar um computador com o botão de energia. De acordo com a SWC, encerrar o PC de forma abrupta, no botão de desligar, pode levar à perda de dados. Em computadores atuais, essa probabilidade é menor, mas não deixa de ser uma prática a evitar.

Por isso mesmo, o aconselhável, quando pretendes encerrar um computador, é mesmo ir ao menu de iniciar e selecionar a opção que desejas. Ainda assim, é importante ter em conta que só deves encerrar, no caso de não ires usar o PC durante um tempo considerável, e não de uma forma sistemática. Ou seja, sempre que te ausentas do computador.

Imagina que vais estar cerca de uma hora e meia sem o computador. Nessa situação, poderá ser mais lógico o modo "Suspender”, já que o encerramento é mais aconselhável em períodos mais longos de inatividade. O encerramento constante pode causar algum desgaste a componentes internos.

Por isso, desligar o computador todas as noites pode não ser necessariamente uma boa prática, sendo que também varia consoante o uso de cada um. A recomendação de Scott Sobol, engenheiro de computação, citado pela Reader’s Digest, é que “os users devem desligar ou reiniciar os seus computadores duas a três vezes por semana”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.