Para muitos utilizadores, a câmara é um dos aspetos mais importantes de um telemóvel. Ainda assim, é possível que, por vezes, as fotografias possam ficar aquém do que os user esperam. Uma das razões para isso tem a ver com eventuais práticas menos aconselháveis, na hora de capturar uma imagem.
Sendo assim, com base nas sugestões da Make Use Of, damos-te a conhecer alguns erros comuns que são feitos ao fotografar com o telemóvel.
1. Usar o zoom em vez de aproximar
Efetivamente, como destaca a fonte referida, há quem tenha a tendência a fazer zoom quando vai tirar uma foto, em vez de se aproximar. Isto não quer dizer que o zoom não possa ser muito útil. Tanto assim é que há topos de gama que conseguem obter ótima qualidade, como podes ver neste vídeo de um iPhone 16 a fazer zoom dentro de um estádio de futebol.
Ainda assim, chegar mais próximo de um objeto é sempre melhor, já que a nitidez também é melhor. Especialmente o zoom digital, faz com que se perca muita qualidade, visto que este simplesmente aumenta os pixels. Tendencialmente, uma fotografia mais perto tem melhor resolução e os detalhes são mais vívidos.
2. Não prestar atenção à luminosidade
Outro aspeto muito importante para uma fotografia ficar com boa qualidade tem a ver com a sua luminosidade. Muitas vezes, a tendência é simplesmente agarrar no smartphone e capturar uma imagem, mas com alguns ajustes, o produto final pode ficar muito melhor.
Em muitos telemóveis, já existem algumas definições avançadas que permitem controlar a qualidade da imagem. Uma delas é o ISO, por exemplo. Suponhamos que vais fotografar à noite: nessas condições, o ISO deverá ser mais alto do que o normal.
Se estiver um dia luminoso, a situação é diferente. Como há luz natural, o ISO pode ser mais baixo. No entanto, se gostas de “caprichar” numa boa fotografia, é sempre boa ideia testar os modos de fotografia da câmara do teu telemóvel.
A título exemplificativo, também o High Dynamic Range (HDR) é um recurso que ajuda a melhorar os tons da fotografia que capturas. Especialmente em fotos com grandes contrastes, usar esta ferramenta faz com que o equilíbrio entre zonas claras e escuras fique melhor.
No entanto, atenção: este recurso deve ser usado apenas quando necessário. Suponhamos que vais tirar uma fotografia em que não há grande contraste. Nesse caso, em princípio, não precisarás de ativar o HDR.
3. Não limpar a lente
Por fim, a limpeza da lente da câmara do telemóvel também pode interferir com a qualidade de imagem. Afinal de contas, um smartphone está sistematicamente exposto a poeiras e vários tipos de sujidade.
Como refere a mesma fonte, um excesso de sujidade na lente pode levar a imagens menos nítidas e longe do seu máximo potencial. Uma forma simples de o fazer é através de um pano de microfibra (semelhante ao dos óculos), o que ajuda logo a evitar eventuais arranhões.
Se quiseres fazer uma limpeza mais profunda, o vídeo em baixo é um exemplo perfeito de como o fazer.