Depois de te darmos algumas dicas para a condução de carros a combustão, chegou agora a vez de te darmos dicas para uma condução mais eficiência de um modelo elétrico.
1. Arrancar suavemente
Quando vais arrancar com um carro elétrico, tens de ter em conta uma informação crucial: o binário máximo está logo disponível no arranque. O que significa que assim que pisas o acelerador do elétrico, a potência total da viatura está disponível.
Se não tiveres cuidado, o arranque pode ser brusco, além de atingires uma velocidade elevada em apenas alguns segundos. O truque é arrancar com suavidade, o que podes fazer dando um ligeiro toque no acelerador.
As vantagens deste arranque suave são várias: maior segurança, poupança de energia e aumento da autonomia. Já sabes quando o sinal abrir, é começar devagar para se ir longe.
2. Condução defensiva para poupar autonomia
O poder de aceleração dos carros elétricos está sempre presente. Portanto, basta mais um pouco de força no pedal para ultrapassar os limites de velocidade. Opta por uma condução mais defensiva, recorrendo a uma aceleração progressiva.
Desta forma, não só vais conseguir ter uma viagem mais segura, como também estás a poupar a autonomia do carro. No caso dos elétricos, uma condução mais defensiva pode fazer toda a segurança no que respeita ao alcance que estes têm. Esta dica é especialmente importante para viagens mais longas em autoestrada. Sim, vai significar menos paragens para carregar… literalmente.
3. Regeneração de energia
Os carros elétricos contam com um sistema de regeneração de energia que, na prática, carrega o carro com este em andamento. Segundo o ACP, podes recorrer a duas estratégias para carregar o carro quando este está em andamento:
- Pressionar o pedal do travão
- Soltar o acelerador, de forma a aproveitar o embalo do carro para se manter a andar
Com estas dicas, vais conseguir conduzir um carro elétrico com mais eficiência no que respeita à autonomia, mas também com mais segurança e isso é sempre importante.
