Para muita gente, o carro é uma parte indispensável do dia a dia e a forma principal de deslocação. Por isso mesmo, de maneira a preservá-lo, pode ser útil saber algumas coisas que fazem mal ao motor, até para ter uma atitude mais vigilante.
Assim sendo, com base nas sugestões do ACP, damos-te a conhecer algumas das causas mais frequentes de sobreaquecimento do motor de um automóvel.
1. Desgaste na corrente da ventoinha
Uma das principais causas de sobreaquecimento do motor do carro, segundo o ACP, tem a ver com o desgaste ou quebra da corrente da ventoinha. Esta serve para acionar a própria ventoinha do radiador, logo, se não estiver em condições, esta deixa de funcionar devidamente.
Quando isto acontece, provoca-se o sobreaquecimento do motor, o que é algo que, certamente, pretendes evitar. Afinal de contas, substituir um motor de automóvel pode ser uma despesa bastante avultada, ainda que varie de modelo para modelo.
2. Problemas no termostato
Outro aspeto que pode contribuir para a danificação do motor do carro tem a ver com o termostato. Como refere a mesma fonte, “o termostato regula a temperatura do motor, abrindo e fechando a passagem do líquido de refrigeração”.
Suponhamos que este não abre de forma correta e impede que circule o fluxo normal do líquido de refrigeração. Isto pode levar ao sobreaquecimento do motor. Por esse motivo, o ACP sugere que, no caso de reparares que o teu motor fica quente muito facilmente, pode fazer sentido pedir que te verifiquem o termostato.
3. Impurezas no radiador
Por fim, outra causa que pode estar na origem do sobreaquecimento do motor tem a ver com eventuais impurezas no radiador. Quer isto dizer que um radiador obstruído faz com que a passagem de ar ocorra de forma menos eficiente.
Desta forma, também a dissipação do calor acontece com maior dificuldade. Por esse motivo, quando notares sobreaquecimento do motor, uma boa ideia pode ser confirmar se há lixo ou outro tipo de resíduos no radiador.
Conclusão
Perante estas potenciais causas de sobreaquecimento no motor do carro, o conselho que o ACP dá é simples: mantém-te atento e age em conformidade. Isto porque, não raras vezes, os pequenos sinais que o carro vai dando são o suficiente para despistar problemas que, se calhar, daqui a uns tempos, podem ser bem maiores.
Por isso mesmo, se notares que o teu carro tende a sobreaquecer, levá-lo a um especialista na área pode ser a solução mais indicada.