Em qualquer telemóvel, a bateria é sempre um dos pontos mais importantes. Afinal de contas, convém ter uma boa autonomia do dispositivo para enfrentar o dia a dia sem estar constantemente preocupado com problemas de carga.
Assim sendo, serve este artigo para te dar algumas sugestões de procedimentos que melhoram a vida útil da tua bateria.
1. Gerir bem as aplicações em segundo plano
Como referem os nossos colegas da Gizmochina, o mais curioso é que, às vezes, nem são as próprias aplicações abertas que esgotam a bateria. São também as apps em segundo plano, que ajudam a diminuir a carga do teu dispositivo.
Assim sendo, vale a pena estar informado sobre o que mais gasta a bateria do teu telemóvel. Para ter essa perceção, apenas precisas de ir às definições do teu telemóvel e, posteriormente, clicar em “Bateria”.
Aqui, conseguirás ver algumas estatísticas que te mostram o que está a gastar mais energia. Se constatares que há várias aplicações que não são necessárias, o melhor é mesmo desativar a atividade em segundo plano ou, quiçá, desinstalar estas apps.
2. Controlar o ecrã
Hoje em dia, já vamos vendo cada vez mais telemóveis com taxa de atualização a 120 Hz. Efetivamente, esta proporciona uma fluidez visual de alta qualidade no ecrã, mas gasta mais bateria do que se estiver a 60 Hz, por exemplo.
Quando não estás a ver conteúdos multimédia ou a dar um uso intensivo ao smartphone, pode ser boa ideia baixar este valor, com o intuito de preservar a bateria. Mesmo em termos de brilho, usar o modo escuro pode ser útil, no sentido de preservar a carga.
Também há outras práticas mínimas que ajudam a preservar a bateria. Entre estas, por exemplo, não usar um papel de parede animado, preferindo antes uma imagem estática. Ou até evitar usar muito o smartphone ao sol, pois o brilho aumenta naturalmente, logo gasta mais bateria.
3. Mudar os hábitos de carregamento
Um carregamento de telemóvel dos 0% até aos 100% de bateria pode não ser a melhor prática a adotar. Já existem mecanismos próprios de limitação de carga, que contribuem para aumentar a vida útil do dispositivo.
Um exemplo disso é o “Carregamento Otimizado” do iPhone ou até a “Proteção de Bateria” no Google Pixel. O mesmo também é possível fazer com telemóveis Samsung. Segundo a Battery University, o recomendado é carregar um telemóvel entre os 20% e os 80 a 90%. Assim, diminui-se o stress da bateria e preserva-se a bateria.
No seu site oficial, a própria Honor, uma marca bastante popular no setor dos smartphones, escreve: “uma descarga excessiva desgasta a bateria do telemóvel mais rapidamente. Evite carregar antes de a bateria descer abaixo dos 20%. É preferível manter o nível da bateria entre 30% e 80% durante a utilização normal do telefone”.