Já há muitos anos que um smartphone faz parte do nosso dia a dia. No entanto, é possível que, por vezes, tenhamos práticas na sua utilização que possam prejudicar o seu funcionamento. Assim sendo, com base nas sugestões da Slash Gear, eis algumas práticas a evitar.
1. Carregar o telemóvel com demasiada frequência
O carregamento em excesso é uma prática bastante comum em vários utilizadores de telemóveis. No entanto, trata-se de um hábito que pode prejudicar a saúde do smartphone, como refere a própria Samsung.
Segundo a empresa sul-coreana, citada pela mesma fonte de informação, é importante "ter em mente que carregar uma bateria até 100% com muita frequência pode impactar negativamente a vida útil geral da bateria".
Ou seja, um excesso de carregamento pode fazer com que o smartphone sobreaqueça e isso poderá levar a danos em alguns componentes do dispositivo, como a bateria. Também a Honor se pronuncia sobre o assunto, ao sugerir que o utilizador "não deixe o telemóvel conectado depois de estar totalmente carregado".
Um conselho da marca chinesa é optar por ciclos intermitentes de carregamento, entre os 20% e os 80%.
2. Usar redes Wi-Fi públicas
Utilizar uma rede Wi-Fi pública pode dar bastante jeito, principalmente quando não há outra alternativa de conexão à Internet. No entanto, importa referir que a segurança da ligação pode ser inferior do que o Wi-Fi de casa, por exemplo.
Tal como refere a Slash Gear, as redes públicas são mais propícias ao ataque de agentes de malware. Existem, inclusive, vários casos de hackers que conseguiram roubar informações pessoais a partir de redes Wi-Fi públicas.
Fica também mais fácil para um hacker criar, por exemplo, uma nova rede Wi-Fi, aparentemente legítima, só que com intenções de se apropriar de informação confidencial (via Kaspersky). Nesse sentido, pode ser de evitar aceder a informações particularmente relevantes, como dados bancários.
Para uma maior proteção, aquando do uso de redes Wi-Fi públicas, pode ser boa ideia instalar uma VPN. Podes também sempre optar por desativar a ligação a redes Wi-Fi públicas, no teu smartphone.
3. Ignorar atualizações
As atualizações são bastante importantes para a manutenção do telemóvel, já que estas, geralmente, servem para melhorar funções básicas do mesmo. Para além disso, os updates costumam resolver alguns bugs, importante de serem retificados, por motivos de segurança.
Na prática, ao não fazer uma atualização, o teu smartphone fica mais exposto a agentes de malware que possam tirar partido de eventuais debilidades do telemóvel. Principalmente em telemóveis Android, é importante ter esse aspeto em conta.
Afinal de contas, como refere a Kaspersky, empresa especializada em segurança, a grande maioria dos ataques bancários (98%) móveis acontecem contra dispositivos Android.