3 bons smartphones para a fotografia segundo a DxOMark

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Atualmente, uma boa câmara é um dos requisitos para os utilizadores substituírem os seus smartphones. No mercado, existem já vários modelos fotográficos, que apresentam atributos que os aproximam de uma câmara DSLR na captação dos melhores momentos.

Selecionámos três bons smartphones direcionados para a fotografia que estão disponíveis em Portugal, tendo como base, as análises dos testes feitos pela conhecida plataforma DxOMark.

1. Huawei P60 Pro

imagem do Huawei P60 Pro

O atual ranking da DxOMark é liderado pelo Huawei Mate 60 Pro+ que não está disponível em Portugal. Por essa razão, seguimos para o número 2 que é o Huawei P60 Pro que está disponível para compra no nosso país.

Desde há algum tempo que a Huawei vem a liderar os rankings desta conhecida e reputada plataforma com modelos que apresentam argumentos fotográficos bastante fortes. Considera a DxOMark que o Huawei P60 Pro tem um “desempenho geral de câmara excelente, sendo ideal para todos os tipos de fotos e vídeos, em todas as condições de iluminação”.

A conhecida plataforma destaca também o bom desempenho da abertura variável e o alto nível de detalhe em todas as faixas de zoom.

Já como pontos negativos, a DxOMark considera que existem algumas ineficiências no zoom de áudio e que as gravações feitas com a câmara principal apresentam um som abafado.

Ainda assim, o Huawei P60 Pro está em segundo lugar com 156 pontos, a apenas um do líder Huawei Mate 60 Pro+ que conta com 157 pontos.

2. iPhone 15 Pro Max

imagem de grupo do iPhone 15 Pro Max
Crédito@Apple

O modelo mais avançado da Apple ocupa o terceiro lugar no ranking DxOMark com 154 pontos. De acordo com os testes feitos, este terminal fornece uma experiência de câmara excelente, em fotografia e vídeo, graças ao formato de imagem HDR melhorado.

A conhecida plataforma destaca também o desempenho fantástico na captação de retratos, com as imagens a apresentarem “uma impressionante precisão de tons de pele e exposição facial, em diversas condições de iluminação”.

Como pontos a considerar, a DxOMark fala na qualidade de zoom limitada antes de o sensor telefoto assumir o controlo e que, em condições de pouca luz, este modelo leva mais tempo a captar, o que pode criar grão na imagem.

3. Google Pixel 8 Pro

imagem do Google Pixel 8 Pro na mão de uma pessoa
Crédito@Google

Na posição número cinco está o Google Pixel 8 Pro com 153 pontos. Menos um apenas do quarto classificado que é o iPhone 15 Pro que, na prática, apresenta os mesmos argumentos do modelo Pro Max, com exceção do sensor telefoto.

Considera a DxOMark que o Pixel 8 Pro fornece um desempenho excelente em fotografia e vídeo, totalmente equiparado “a alguns dos atuais modelos topo de gama”, disponíveis no mercado.

A plataforma destaca a “experiência de vídeo HDR sólida e a agradável reprodução de cores no ecrã, na maioria das condições de visualização”.

Nos pontos a melhorar, a DxOMark assinala o desempenho de zoom de áudio que é limitado e a ausência de um sensor periscópio.

Caso se estejam a interrogar sobre a ausência do recentemente lançado Samsung Galaxy S24 Ultra, esclarecemos que o terminal ocupa a 18ª posição do ranking da DxOMark com 144 pontos.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt