A Microsoft começou recentemente a disponibilizar a sua grande atualização de 2024 (24H2) para o Windows 11. Esta traz várias novidades no que respeita à Inteligência Artificial e remove ainda um mítico programa do sistema operativo.
WordPad está oficialmente “morto”
Em causa está o desaparecimento definitivo do WordPad. Se já instalaste a mais recente atualização para o Windows 11, então já não poderás continuar a usar este editor de texto.
Para quem segue atentamente as notícias tecnológicas, isto não será uma surpresa. A Microsoft anunciou anteriormente a descontinuação deste programa, mas só agora concretizou essa decisão.
Para quem não sabia disso e ainda continua a usar o WordPad, é provável que tenham sido surpreendidos por esta atualização. Nesse caso, a Microsoft aconselha a migrarem para o Word ou para o Bloco de Notas no caso de textos mais simples.
O impacto desta decisão poderá não ser muito grande. Afinal de contas, o número de utilizadores que ainda usavam este programa era bastante reduzido.
Aliás, foi precisamente a falta de aderência ao WordPad que levou à sua descontinuação. Lançado no Windows 95, este programa teve quase três décadas de existência, mas os últimos anos colocaram-no numa posição desconfortável.
O WordPad era conhecido por oferecer mais funcionalidades que o Bloco de Notas, mas claramente atrás daquilo que é possível fazer no Word. Esta posição ingrata fez com que muitos utilizadores o tenham deixado de parte.
Se desejares, é possível manter o WordPad após atualizar o Windows 11
Se pertences ao nicho que ainda usa o WordPad, certamente ficarás feliz por saber que o podes continuar a usar mesmo que a Microsoft não o queira. Para isso, basta fazer uma cópia da pasta “Accessories”.
Esta pasta pode ser encontrada em “C:\Program Files\Windows NT”. Feita a sua cópia de segurança, podes realizar a atualização do Windows 11 e no fim basta colocar a pasta no mesmo local.
Para o caso de já teres feito a atualização, mas queres manter o WordPad, também não há problema. A publicação Windows Latest fez uma cópia dessa pasta, que podes encontrar aqui. Depois de descarregar o ficheiro .zip, basta extrair o seu conteúdo para a localização já mencionada.
Deste modo, conseguirás contornar a decisão da Microsoft em descontinuar o WordPad. Por outras palavras, poderás continuar a usá-lo para sempre.