De forma permanente, a Google tenta manter a Play Store o mais longe possível de agentes de malware. Ainda assim, apesar dos esforços, as aplicações perigosas tendem a ser cada vez mais.
Posto isto, há um relatório da Satori Threat Intelligence da Human, que dá conta de 28 aplicações que podem colocar a tua segurança em risco. De acordo com a Forbes, trata-se de uma espécie de família de apps VPN, que são alimentadas por um SDK malicioso. Este faz dos telemóveis Android alvos fáceis, no que toca a ataques.
As aplicações que o relatório menciona são:
-
Lite VPN
-
Anims Keyboard
-
Blaze Stride
-
Byte Blade VPN
-
Android 12 Launcher
-
Android 13 Launcher
-
Android 14 Launcher
-
Captain Droid Feeds
-
Free Old Classic Movies
-
Phone Comparison
-
Fast Fly VPN
-
Fast Fox VPN
-
Fast Line VPN
-
Funny Char Ging Animation
-
Limo Edges
-
Oko VPN
-
Phone App Launcher
-
Quick Flow VPN
-
Sample VPN
-
Secure Thunder
-
Shine Secure
-
Speed Surf
-
Swift Shield
-
Turbo Track VPN
-
Turbo Tunnel VPN
-
Yellow Flash VPN
-
VPN Ultra
-
Run VPN
De acordo com os pesquisadores, os dados do utilizador podem ser roubados para ocultar ações criminosas na web. Como refere a Forbes, “pulverização de senhas, fraude publicitária em grande escala ou ataques de preenchimento de credenciais” são alguns desses exemplos.
O FBI chegou a pronunciar-se sobre este mesmo problema
Sobre o tema, os investigadores explicam que é bastante periogoso o facto do tráfego parecer vir de diferentes endereços de IP. O assunto tem sido motivo de preocupação e até o FBI chegou a pronunciar-se sobre o problema.
Num alerta emitido no ano passado, o FBI disse que “os cibercriminosos têm confiado extensivamente no uso de proxies residenciais, que estão conectados a conexões residenciais de Internet e, portanto, são menos propensos a serem identificados como anormais”.
Quanto a esta mais recente campanha de prevenção, tudo começou com a Oko VPN. Esta app foi identificada como perigosa, no ano de 2023. Segundo explica a mesma fonte de informação, a app inscreve o user numa rede proxy.