O final de 2024 ficou marcado pela disputa entre a Tesla e a BYD pelo domínio do mercado mundial de carros elétricos.
A Tesla levou a melhor em termos anuais, mas a empresa liderada por Elon Musk viu-se ultrapassada nos últimos três meses do ano pelo fabricante chinês, que promete uma luta ainda mais acesa em 2025.
Serão as vendas da Tesla e o ‘hype’ que a marca possui em muitos mercados suficientes para manter a liderança? Ou as vendas da BYD no último trimestre de 2024 foram a rampa de lançamento definitiva para o ‘assalto ao primeiro lugar’ do ranking dos construtores de VE?
Mais 100 mil carros nos últimos 3 meses
Dados fornecidos pela Tesla e pela BYD, relativos às vendas de EVs em 2024, permitem concluir que foi o fabricante norte-americano a vender mais a nível mundial.
Informação reunida pelo site electrek indica que a Tesla vendeu 1,789,226 carros elétricos durante o ano passado (uma quebra de 1,1% face ao ano anterior), enquanto as vendas da BYD chegaram às 1,764,992 unidades (mais 41% do que em 2023), neste caso divididas entre modelos 100% elétricos e híbridos 'plug-in'.
Esta diferença de mais 25 mil veículos vendidos pela Tesla, além de praticamente insignificante no Universo total de VE vendidos, perde ainda mais força quando analisados os números relativos ao último trimestre de 2024.
Com efeito, a empresa de Elon Musk vendeu 495,570 modelos Tesla nos últimos três meses do ano em todo o mundo, mas a BYD conseguiu entregar 595,413 carros – ou seja, quase mais 100 mil unidades!
Esta espécie de ‘impulso de final de ano’ da BYD teve o seu pico em dezembro, quando conseguiu vender 207 mil VE.
A estratégia do 'Dragão Chinês'
Os dados publicados pelo electrek referem também os VE produzidos o ano passado por ambos os fabricantes e, nesse caso, a BYD levou a melhor: o fabricante chinês produziu 1.777.965 carros, enquanto as fábricas da Tesla deram origem a 1.773.443.
Se, à primeira vista, a Tesla parece ter conseguido maior eficiência entre carros produzidos e vendidos, a verdade é que os números de produção da BYD constituem mais um sinal da força que o fabricante pretende imprimir a este negócio em 2025.
Os responsáveis da marca chinesa já assumiram que pretendem crescer ainda mais em 2025, apostando sobretudo em mercados na Europa, Sudeste Asiático e América Latina, o que inclui o início da produção local de veículos em mercados estrangeiros.
O electrek atribui aos responsáveis da BYD a frase “O dragão chinês avançará até ao fim” e fala de uma estratégia que passa por apostar em veículos para vários segmentos – incluindo pickups, SUVs e elétricos de luxo, além dos VE de baixo custo.
Para já não se conhecem respostas práticas da Tesla a esta subida da BYD, sobretudo ao nível de novos modelos, mas a verdade é que outros fabricantes já se começaram a adaptar à nova realidade que chega da China. E uma das provas mais recentes é a fusão entre a Honda e Nissan.