2024, um ano negro para a Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Este ano, o mercado de smartphones registou um crescimento que já não acontecia desde 2020, mas nem todas as marcas contribuíram para este sucesso. De acordo com análises recentemente divulgadas, a Apple pode considerar 2024 como sendo um ano negro para as suas vendas, graças ao pouco sucesso do iPhone 16.

As razões para o fraco crescimento da Apple

iPhone 16
As vendas do iPhone 16 não estão a ter o sucesso esperado Crédito@Apple

Segundo a empresa IDC, as vendas do iPhone cresceram apenas o,4% enquanto o mercado de smartphones assinalou um crescimento de 6,2%. Crescimento este impulsionado pelas marcas chinesas e pelas suas vendas, sobretudo no segmento de modelos de baixa gama.

De acordo com os analistas de mercado, os recursos Apple Intelligence – um dos principais pontos de venda do iPhone 16 – não entusiasmaram os seguidores da marca a comprar os novos modelos. Tudo porque os recursos não estão disponíveis em várias regiões do mundo.

Por outro lado, o lançamento do Vision Pro em fevereiro também ficou muito aquém das expetativas. Esperava-se um sucesso imediato, o que não aconteceu. Mais: as vendas fracas ditaram inclusive que a produção deste dispositivo fosse alterada, para um número menor de unidades e num ritmo menos acelerado.

Tudo somado e 2024 tem mostrado ser um ano negro para a história da Apple com o seu produto estrela iPhone a “brilhar” menos em vendas com o que se pretendia ser a próxima atração Apple, o Vision Pro, a revelar-se um insucesso para a marca.

Planos da Apple para recuperar

Vários rumores avançaram já com os planos da Apple para os lançamentos dos próximos anos. Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg e habitual fonte da empresa, adianta que a grande aposta de Tim Cook será a produção de robôs humanoides.

Mais especificamente, robôs humanoides alimentados por tecnologia de Inteligência Artificial, possivelmente direcionados para serem assistentes das pessoas na sua rotina diária.

Num prazo mais curto de tempo, a grande aposta da Apple será um novo modelo na série iPhone. Este vai caracterizar-se pela sua extrema elegância e pode adotar o nome de Slim ou Air, à semelhança de outros equipamentos da marca.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt