Quando falamos em personalidades do mundo da tecnologia, se calhar, imaginamos nomes como Bill Gates ou Steve Jobs. No entanto, há figuras icónicas do mundo da música que também são verdadeiros “geeks” de tecnologia.
Neste artigo, com base nos exemplos da BBC, damos-te a conhecer duas figuras muito conhecidas, que têm uma forte ligação à indústria tech.
1. Will.I.Am
Will.I.Am é um artista muito conhecido, particularmente por fazer parte da banda “Black Eyed Peas”, que chegou a produzir hits como “I Gotta Feeling” ou “Where Is The Love”. No entanto, Will é também um grande entusiasta de tecnologia.
Como refere a BBC, o próprio chegou a ser nomeado o diretor de criatividade e inovação da Intel, uma marca de referência no setor. A somar a isso, também lançou os próprios fones e é particular fã de Inteligência Artificial (IA).
Tanto assim é que Will.I.Am tem uma empresa ligada à área: chama-se FYI.AI. Na gíria americana, a expressão “FYI” tende a significar “For Your Information”, sendo que, neste caso específico, quer dizer “Focus Your Ideas”.
Tal como se lê na descrição oficial da página, “a FYI.Ai é o teu copiloto criativo. Pede para a FYI.Ai redigir histórias, letras de músicas, descrições de produtos, textos de marketing ou qualquer conteúdo escrito - e vê os resultados em segundos”.
Ainda sobre Will.I.Am, é possível ler na apresentação do mesmo, na página do site de IA, que este foi um dos fundadores da empresa Beats By Dre. Não deixa de ser curioso que, já em 2017, o artista dos Black Eyed Peas tinha previsto o crescimento da IA.
Numa entrevista publicada no site da Microsoft, Will referiu que a IA seria “mais poderosa que a Internet, porque a Internet não pensou, a Internet não te conhece”. Acrescentou ainda que a inovação deste tipo de tecnologias seria “incrível”.
2. Steve Aoki
Outro nome muito conhecido é o de Steve Aoki. Trata-se de um dos DJs mais populares em todo o mundo e que já esteve, por diversas ocasiões, em Portugal. Para além dos dotes musicais, também é um aficionado pela criação de NFTs.
Desde já, importa esclarecer o conceito de NFTs. No fundo, as "Non-fungible Token" são como um certificado digital feito com blockchain. Ou seja, criam ativos digitais únicos que podem representar vários tipos de itens.
O mais curioso é que, nas palavras de Aoki, este já ganhou mais dinheiro em NFTs do que em 10 anos a atuar na indústria musical. Sobre o assunto, o DJ de 47 anos explica que estes dependem das comunidades que o apoiam. Sendo uma figura com milhões de seguidores nas redes sociais, o benefício é natural (via Decrypt).
“À medida que os NFTs de música se tornam cada vez mais parte de como integramos e apoiamos os artistas, os editores terão que fazer mais do que apenas adicionar a música a uma playlist” - acrescenta Steve Aoki.