Ao que tudo indica, há dois telemóveis da Xiaomi que já estão a receber novos testes beta do HyperOS, baseados no Android 16. Recorde-se que, numa fase inicial, este esteve disponível apenas para utilizadores na China.
Os dispositivos que estão a receber a versão beta em questão são o Xiaomi 15 e o Xiaomi 14T Pro. Assim, e tal como refere a Xiaomi Time, os utilizadores já vão conhecendo as potenciais novidades que o Android 16 terá para oferecer. Para os modelos mencionados, eis as versões contempladas:
-
Xiaomi 14T Pro: OS2.0.103.0.VNNMIXM ou superior
-
Xiaomi 15: OS2.0.109.0.VOCMIXM ou superior
Como fazer a atualização?
Se o teu telemóvel faz parte desta lista, o procedimento é relativamente fácil. No site da Xiaomi, são explicados dois métodos diferentes, que te permitem ter o update do HyperOS 2.2 baseado no Android 16.
Método 1 (Atualização Local)
-
Fazer o backup dos teus dados com antecedência, já que esta atualização vai apagar todo o conteúdo do teu telemóvel
-
Faz download da versão beta do Android 16 para o telemóvel
-
Copia o pacote de atualização da ROM para o armazenamento do telemóvel
-
Vai até Definições -> Sobre o telemóvel -> Clica em "Versão do sistema operacional" 10 vezes e entra no modo de desenvolvedor
-
Regressa às Definições -> Sobre o telemóvel -> Clica no ícone do sistema -> Clica no ícone de "três pontos" no canto superior direito -> Clica "Escolher pacote de atualização" para entrar.
Se entretanto quiseres voltar à versão original, deves fazer download de um tutorial oficial da Xiaomi, tanto para o Xiaomi 15 como para o Xiaomi 14T Pro.
Método 2 (Atualização Fastboot)
A Xiaomi refere ainda que podes ter o update através de uma atualização Fastboot. Para seguir este método, terás de ter pedido com sucesso a permissão ao bootloader, para desbloquear o teu dispositivo.
Segundo a marca, “o desbloqueio do bootloader Xiaomi HyperOS apresenta vários riscos de segurança e pode ter efeitos imprevisíveis no dispositivo. Solicitar o desbloqueio significa que compreendes totalmente os riscos potenciais associados ao desbloqueio e à flashização e estás disposto a assumi-los”. De qualquer forma, podes sempre ler o guia oficial da Xiaomi sobre o desbloqueio do bootloader.
Mais uma vez, deves fazer backup dos dados mais relevantes e fazer download da versão beta do Android 16 para o Xiaomi 15 e Xiaomi 14T Pro. Para mais informações, também podes sempre consultar o tutorial oficial da marca sobre o assunto.