Os telemóveis topo de gama da Xiaomi estão a ficar mais caros e quem se pronunciou sobre o assunto foi o próprio vice-gerente do Departamento de Marketing da Xiaomi China. Este usou o Weibo para dar conta de algumas razões que levam a tal.
Para Wang Teng, existem dois motivos principais: usar o recente processo de 3 nm na conceção dos processadores e o aumento do preço na criação de modelos mais avançados de memória. Como o mesmo refere, “encorajo a comprar [telemóveis] com muita memória e a estimá-los”.
A evolução no processador dos topos de gama
Tal como aponta a Xiaomi Time, tem sido uma tendência vermos os grandes telemóveis topos de gama apostar em processadores de 3 nm. Recorde-se que o Xiaomi 15, por exemplo, terá um chipset Qualcomm Snapdragon 8 Elite: uma autêntica “máquina” de desempenho.
Sem surpresas, o facto deste ser mais evoluído faz com que os custos de produção tenham de ser mais altos. Por falar em preços altos, estes também se têm sentido ao nível da memória, já que vemos modelos com RAM e capacidade de armazenamento cada vez maiores. Naturalmente, isso também encarece o custo final de um smartphone.
Como disse o vice-gerente do Departamento de Marketing da Xiaomi, isso tem feito com que seja cada vez mais difícil praticar preços razoáveis. “É bem difícil fixar preços de topos de gama no final deste ano. Sejam pacientes e eu não vos vou dececionar” - escreveu Wang, no Weibo.
Executivo da Redmi também “brincou” com os preços
Não deixa de ser curioso que, num curto espaço de tempo, esta é a segunda vez que ouvimos falar sobre os preços da Xiaomi. Tal como a 4gnews noticiou, durante o mês de agosto, também um executivo da Redmi se pronunciou sobre o dilema da marca.
Na altura, Thomas Wang referiu que a marca apenas tinha duas opções: qualidade superior a preço mais alto ou qualidade inferior pelos mesmos valores. Nesse sentido, em jeito de brincadeira, referiu até que “nós sabemos que toda a gente quer uma melhoria de qualidade sem aumento de preço, mas isso é realmente difícil”.
O Xiaomi 15 deverá ser lançado no dia 23 de outubro, na China.
Alternativas aos topos de gama mais caros
Com o preço dos topos de gama a subir, é possível que procures opções mais baratas que ainda ofereçam boas especificações. Confere o guia de compras 4gnews dos melhores telemóveis por menos de 300€, de forma a encontrar modelos com ótima qualidade a um preço mais reduzido.