A Huawei é já uma veterana no segmento de smartphones dobráveis e neste mês de abril vai revelar o seu novo Mate X3.
Por sua vez, a Vivo é uma estreante neste nicho de mercado e também este mês vai lançar o seu primeiro smartphone dobrável X Fold que chega com especificações de topo.
1. Huawei Mate X3: o que podemos esperar
No novo dobrável Mate X3 da Huawei foi recentemente detetado num site chinês de certificação que sugere que o seu lançamento irá acontecer durante este mês de abril. Entretanto, algumas das suas especificações foram também reveladas e espera-se que o terminal chegue com uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 66 watts.
A listagem no site de certificação indica que se trata de um terminal LTE, mas a marca chinesa, dentro do seu território nacional, pode também vir a lançar uma variante com suporte para comunicações 5G.
Rumores anteriores sobre o Huawei Mate X3 sugerem que o dobrável pode estar equipado com um ecrã da fornecedora BOE Display concebido em vidro ultrafino. Aos comandos deverá estar o processador Kirin 9000 4G SoC, proprietário da marca, sendo que irá correr HarmonyOS 2.0.1 também da Huawei.
É também apontado que o Mate X3 chegue com uma taxa de atualização de ecrã elevada e com um novo sistema de dobradiça otimizado. Infelizmente, não são conhecidos mais pormenores sobre o terminal, mas tendo em conta que o seu lançamento deverá acontecer ainda este mês, é bastante provável que nos próximos dias sejam feitas mais revelações.
2. Vivo X Fold chega com especificações de topo
Outro dos modelos que chegam este mês é o X Fold, o primeiro smartphone dobrável da Vivo. E, pelo que já sabemos do terminal, chega com especificações de topo para competir com os veteranos da Huawei e da Samsung.
É já no próximo dia 11 de abril que a Vivo vai fazer a apresentação oficial do modelo, mas entretanto a própria marca não se conteve e revelou já imagens do X Fold que chega com um design estilo livro muito sedutor.
Equipado com "uma dobradiça de asa flutuante de nível aeroespacial", pormenor já revelado pela marca, o X Fold está equipado com um ecrã exterior OLED de 6,53 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.
Por sua vez, o ecrã interior AMOLED conta com oito polegadas, uma taxa de atualização também de 120 Hz e uma super resolução 2K. Saliente-se que ambos os ecrãs têm embutido um sensor de impressões digitais.
Sob o chassis elegante está o processador Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com 12 GB de memória e armazenamento interno de 256 ou 512 GB de capacidade.
Na parte ótica, espera-se que o modelo apresente uma configuração de câmara quádrupla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultrawide de 48 megapixéis, um sensor telefoto de 12 megapixéis com zoom ótico de 2x e ainda um telefoto periscópio com oito megapixéis de resolução.
Por fim, é também apontado que o Vivo X Fold chegue com uma bateria de 4.600 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 ou 80 watts e carregamento sem fios de 50 watts.
A confirmarem-se todas estas especificações, o primeiro dobrável da Vivo vem, sem dúvida alguma, para competir com os veteranos premium da Samsung e Huawei, no segmento de dobráveis que tem vindo a registar uma tendência de crescimento.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy S22 fica muito aquém em teste de bateria
- Realme tem novo smartphone GT a caminho
- Motorola vai revelar mais 19 novos smartphones em 2022 no mercado global