Ao que tudo indica, vem aí uma chuva de meteoros que deverá acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro. Esta deverá ser visível apenas no hemisfério norte e a altura onde este fenómeno deverá ser mais visível é no dia 8, terça-feira.
Segundo explica o Meteored, é de prever que o pico aconteça por volta das 14h, no dia 8. Na prática, é expectável que a atividade consiga gerar um fluxo de 20 meteoros por hora, com uma velocidade de 20 quilómetros por segundo.
Onde assistir ao fenómeno?
Sem grandes surpresas, é sempre mais fácil ver este tipo de ocorrências em zonas onde o céu é limpo. Ou seja, em sítios relativamente longe de grandes cidades. Por isso mesmo, eis alguns sítios em Portugal que são propícios à observação deste tipo de fenómenos.
Norte
Na zona Norte do país, um sítio ideal para ver este tipo de ocorrências é o “Dark Sky Vale do Tua”. Aqui, no Parque Regional do Vale do Tua, são abrangidos 5 concelhos que têm sítios estratégicos para ver a chuva de meteoros que aí vem. São estes:
-
Miradouro do Ujo (Alijó)
-
Praia Fluvial de Frechas (Mirandela)
-
Castro de Palheiros (Murça)
-
Forca do Freixiel (Vila Flor)
Centro
Com base nas sugestões do Turismo do Centro, também te damos a conhecer alguns pontos estratégicos, onde poderás ver fenómenos deste género com melhor nitidez, no Centro do país.
-
Aldeias do Xisto de Janeiro de Baixo
-
Aldeia do Xisto de Cerdeira
-
Aldeia do Xista de Ferreira de São João
Sul
Também no sul do país, é possível observar este tipo de ocorrências. Assim sendo, partindo das sugestões do National Geographic, eis alguns pontos para acompanhar a chuva de meteoros de outubro.
-
Cabo da Roca (Sintra)
-
Albufeira da Barragem do Pego do Altar (Alcácer do Sal)
-
Barragem do Alqueva
-
Castelo de Vide
Arquipélagos
Dando um saltinho até às ilhas, também há alguns sítios onde estes fenómenos se observam com qualidade, tanto na Madeira como nos Açores.
-
Pico do Areeiro (Madeira)
-
Fanal (Madeira)
-
Miradouro da Lagoa do Fogo (Açores)
-
Caldeirão do Corvo (Açores)
Depois de escolheres o lugar para assistir, confere as 3 coisas que tens de saber para fotografar chuva de meteoros em Portugal