Estamos quase a chegar a julho, o que quer dizer que há alguns dispositivos da Xiaomi a entrar no fim de vida útil (EOL). Por outras palavras, deixarão de permitir atualizações de software. A Xiaomi Time, fonte especializada da Xiaomi, divulgou uma lista de modelos em EOL.
Entre estes:
-
Redmi 10 5G
-
Redmi 11 Prime 5G
-
Redmi Note 11E 5G
-
Redmi Note 11R
-
POCO M4 5G
-
POCO C40
-
Redmi Note 11T Pro
-
Redmi Note 11T Pro+
-
Redmi K50i
-
POCO X4 GT
-
Redmi K40S
-
POCO F4
Como refere a mesma fonte de informação, “embora a maioria dos dispositivos desta lista inicialmente recebesse o HyperOS 2, o suporte foi encerrado com o HyperOS 1 como sua última grande atualização”.
Grande parte destes dispositivos foram lançados em 2022, o que bate certo com a política da Xiaomi de permitir atualizações apenas durante 3 anos.
Sobre deixar de ter atualizações
Efetivamente, quando um telemóvel deixa de ter atualizações, isso não quer dizer que o utilizador tem obrigatoriamente de deixar de o usar. Afinal de contas, este continua funcional para grande parte das tarefas.
A questão é que torna-se mais vulnerável a eventuais ataques, o que o torna menos seguro do que um dispositivo atualizado. Se o número de anos de atualizações é um fator determinante para ti, talvez te interesse saber a nova política da Samsung.
Na prática, agora já vemos vários modelos da marca sul-coreana com 7 anos de atualizações. Tal é possível em séries como o Galaxy S24, o Galaxy S25, ou até os Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6. Ou seja, um modelo lançado em 2025 continuará a ter updates e recursos novos em 2032.
Novamente sobre a Xiaomi, podes sempre consultar a lista oficial da marca, onde consegues ver a data em que o teu dispositivo deixará de ter updates.