Android: Estes são os 10 smartphones mais populares em Portugal

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Estamos a começar um novo ano, por isso nada melhor do que ver quais os smartphones Android mais populares do Portugal em 2018.

Visto que esta lista está em constante atualização, temos plena noção do que se passa no mercado Android português. Contudo, infelizmente não temos o número de dispositivos iOS. Ou seja, esta lista retrata dispositivos ativos com a Google Play Store instalada.

Primeiramente temos de começar por dar um aplauso à Huawei por conseguir dominar o mercado português. Os 3 primeiros smartphones são da empresa asiática e isso só mostra o quanto o público está apaixonado pela relação qualidade/preço.

Este é o TOP 10 de smartphones Android mais populares em Portugal

Aliás, nesta lista conseguimos perceber perfeitamente que o mercado português só vê Samsung e Huawei à sua frente. Uma pena na verdade. Existem smartphones Xiaomi e OnePlus que também mereciam o crédito. Principalmente pela sua tal relação de qualidade/preço.

Huawei P20 Lite

Este é o smartphone mais popular do momento. O Huawei P20 Lite conseguiu superar todas as expectativas ao ser o smartphone mais usado no nosso pequeno país. Verdade seja dita, este telemóvel é um exemplo de como fazer um intermediário com qualidade.

Huawei P8 Lite 2017

O velhinho Huawei P8 Lite ainda é está bem presente nos bolsos portugueses. De todos os smartphones Android no mercado, parece que muitas pessoas continuam satisfeitas com o modelo com quase 2 anos.

Huawei PSmart

Temos de dar crédito ao Huawei PSmart. Este smartphone chegou por um preço fascinante ao mercado. Ainda que esteja longe da perfeição, dá-nos um dispositivo perfeito para que não gosta de gastar muito.

Samsung Galaxy J5 (2017)

Só agora é que vimos a Samsung. Contudo, com um dos seus dispositivos de entrada. O Samsung Galaxy J5 (2017) foi um bom terminal, porém, se perguntassem no início do ano passado tinha apostado na gama A e não na J.

Samsung Galaxy S8

Este é o primeiro topo de gama na lista. A Samsung conseguiu introduzir um topo de gama na lista dos 5 smartphones mais usados em Portugal. Ainda que não goste da localização do sensor biométrico do smartphone, temos de admitir que foi um topo de gama que chamou a atenção. Aliás, na review do S9 dissemos que se tinhas o S8 estavas bem servido.

Samsung Galaxy J5 (2016)

Este velhinho J5 2016 não vai demorar muito a desaparecer da lista dos smartphones Android mais populares de Portugal. O smartphone tinha qualidade quando chegou ao mercado, porém, o tempo passou e o dispositivo já deve estar a pedir a reforma.

Samsung Galaxy J3 (2016)

O mesmo se passa com o J3 2016. Aliás, visto que o J3 tem menos especificações, espera-se o desaparecimento do J3 em primeiro lugar e só depois o J5.

Huawei P8 Lite

Mais um dispositivo que dominou Portugal e já está a pedir reforma. Este Huawei P8 Lite foi o que trouxe a Huawei ao mapa. O telemóvel que fez os portugueses dar valor à empresa chinesa.

Huawei P10 Lite

Curioso como vemos o P20 Lite a dominar e o P10 Lite abaixo do P8 Lite. Ou seja, o P10 Lite até podia ser um dispositivo de qualidade mas não bastou para ganhar popularidade. Certamente por isso revelaram também o P8 Lite (2017)

Samsung Galaxy S7 Edge

Por fim temos outro topo de gama. Ademais, os únicos topo de gama na lista de smartphones Android mais populares de Portugal são da Samsung. Compreendo a presença do S7 Edge. O terminal fascinou meio mundo e mereceu o destaque que teve.

A ausência da Xiaomi e OnePlus é notável

Neste momento o Xiaomi Mi A1 é o smartphone mais popular da Espanha. só isto dá para entender porque é que a Xiaomi não aposta em Portugal da mesma forma que aposta na Espanha. A OnePlus é outro exemplo. A marca chinesa dominou a venda dos topo de gama na Índia (um país com nível de vida abaixo do nosso) e mesmo assim não entrou no top 10 em Portugal.

Esperemos que com o comércio online a aumentar o público comece a perder o medo de investir em terminais que não estão nas nossas lojas físicas.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome torna-se mais seguro com esta nova função

Será este o futuro OnePlus 7 com uma câmara Pop-up?

Samsung pode surpreender com um smartphone dobrável para ‘gaming’

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.