No setor automóvel, há cada vez mais oferta e a evolução tecnológica faz com que o público tenha opções altamente especializadas a serem lançadas de forma frequente. Também por isso, torna-se interessante perceber quais as marcas que têm chamado mais à atenção dos portugueses.
Com base num relatório feito pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), já sabemos as marcas de carros que, entre os meses de janeiro e setembro, mais têm vendido em Portugal. Podes ver, em baixo, a lista completa (via AutoSapo).
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Peugeot (15.858 vendas) - 8,1%
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Mercedes-Benz (12.520 vendas) + 16,8%
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Dacia (12.008 vendas) + 8,3%
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Renault (11.416 vendas) - 4,9%
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BMW (10.079 vendas) - 2,6%
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Toyota (8.557 vendas) + 9,6%
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Volkswagen (8.486 vendas) - 9,3%
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Citroën (8.186 vendas) + 10,4%
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Tesla (7.227 vendas) + 18%
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Seat (5.932 vendas) - 8,5%
Peugeot caiu e mesmo assim é líder
Como podemos observar na lista em cima, a liderança é da Peugeot que, apesar de continuar a estar no topo, desceu consideravelmente face ao ano transato. A queda da Peugeot foi de 8,1%, enquanto, no sentido contrário, a Mercedes subiu perto de 17%.
Desta forma, a marca germânica começa a “morder os calcanhares” à Peugeot que já foi mais líder. Ao analisar o top 10, conseguimos ver que BMW, Volkswagen e Seat foram as marcas que mais caíram.
Dentro deste lote, o maior destaque vai para a Volkswagen, que apresentou uma queda de 9,3% em relação a 2023. O que também não deixa de ser interessante é ver o grande crescimento da Tesla, numa altura que não tem sido propriamente áurea para a marca.
No 9º posto, a marca de Elon Musk cresceu 18% face ao ano passado, o que acaba por fazer algum sentido, atendendo à grande procura de carros elétricos que se tem verificado em Portugal.
Portugal está em “contraciclo” face ao resto da Europa
Como a 4gnews teve oportunidade de noticiar, os consumidores na Europa têm, de um modo geral, baixado o seu interesse em adquirir carros elétricos. Tanto assim é que, de acordo com a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), o velho continente registou uma queda global de 8,3%.
No entanto, em terras portuguesas, a situação não se verificou, já que o interesse aumentou em relação a 2023. Como explica o ACP, em Portugal, houve um crescimento de 6,1% na compra de elétricos, face ao ano de 2023.
Ao lado de Portugal, apenas Bélgica, França, Dinamarca, Países Baixos e Espanha também aumentaram a sua procura por este tipo de automóveis. Na Alemanha, por exemplo, foi registada uma queda de 32%, de um ano para o outro.