10 anos depois: os smartphones estão a ficar aborrecidos!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones estão a ficar aborrecidos? Não. Eles são aborrecidos há muito tempo. Provavelmente, a única (grande) evolução que se vai vendo nos smartphones atuais face aos iniciais ou, sendo um pouco mais gentil e objetivo, face àqueles que tínhamos há três ou quatro anos, tem que ver com as suas câmaras.

Vê também: O Google Home é fantástico mas ainda tem algumas desvantagens (vídeo review)

De resto, continuamos a ver um ecrã retangular, num corpo retangular. Não, inovação não é tirar uma entrada para os Headphones – embora seja algo bastante bem vindo –, nem é colocar um leitor de Íris para o desbloqueio do dispositivo – que também é algo simpático.

Estamos em 2017! O Android e o iOS fazem tudo o que faziam em 2014, por exemplo. É claro que têm mais funcionalidades e recursos mas, no final, o que conta é o que podemos fazer com o smartphone. E, quanto a isso, tudo continua igual. As aplicações são melhores que há uns anos e o desempenho dos dispositivos também, mas a interação é sempre a mesma.

Houve uma altura em que o mesmo se passou com os telemóveis. Depois chegou a Apple. E o mesmo irá acontecer com os smartphones. Só não se sabe quem chegará, nem com o quê. É certo que essa é uma questão bem difícil de responder, mas, por outro lado, é muito importante.

Começa a ser cansativo ter de trazer o PC todos os dias na mochila porque as tarefas que temos de desempenhar num dispositivo como esse, com 4, 6 ou 8GB de RAM são bem mais simples do que num smartphone com a mesma quantidade de memória RAM. Percebes onde quero chegar?

Mais tudo, menos a inovação que se quer...

Por muito que isto soe a “suspiro de fanboy” queria mesmo muito que a Microsoft lançasse um terminal como o desejado e inexistente que todos querem. E só digo isso porque parece-me que o Samsung Galaxy A5 (2016) começa a receber o Android 7.0 Nougat

Está mesmo na altura de ser dado o próximo passo. Veremos quem será a estrela dessa evolução. Neste âmbito, depois da Nokia, quem pensou que fosse a Apple a “querida”? Antecipar a nova “querida” não será simples, mas especular não custa. Deixa a tua opinião nos comentários!

Outros assuntos relevantes:

Android Nougat chega finalmente a mais dispositivos em Maio

Top 5 smartphones por menos de 350€ (maio 2017)

Jelly: Queres ter o smartphone 4G mais pequeno do mundo?

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.