Ao entrarmos em qualquer app ou website, é comum vermos os denominados ‘termos e condições’ e, muitas vezes, aceitamos sem pensar. Por isso, não admira que os dados do Teste Nacional de Privacidade mais recentes revelem que 33% dos portugueses dizem não prestar atenção às políticas de Privacidade das aplicações em 2024.
Se tivermos em conta que, em média, um utilizador tem 80 aplicações instaladas no seu smartphone, isto pode trazer potenciais violações indesejadas de dados. "Enquanto continuam os debates online sobre o que é mais valioso - dados, petróleo ou terras - na área da cibersegurança a resposta é clara: são os dados”, afirma Adrianus Warmenhoven, especialista de cibersegurança da NordVPN.
Segundo a NordVPN, são mais de 1,8 milhões de aplicações na Apple Store e 3,3 milhões na Google Play Store. É claro, com tanta app ‘à mão de semear’, os utilizadores podem acabar por não ter em atenção os perigos.
O estudo “mostrou que 33% dos portugueses não prestam atenção aos temos de utilização das aplicações nem às políticas dos serviços online”. A razão será por não quererem perder tempo com informações legais extensas.
É também revelado que “61% ignoram as políticas de segurança de dados, 43% passam à frente das políticas de partilha de dados com terceiros e 49% jamais leem quaisquer políticas relacionadas com a recolha de dados”.
Outro ponto interessante deste estudo é que são os jovens, entre os 15 e os 29 anos, que mostram menos interesse me ler os termos e condições face a gerações anteriores. Mas também são estes a faixa etária que mais se interessa por políticas relativas à partilha de dados com terceiros.
O que deves fazer para te prevenir
No que diz respeito às aplicações, apenas 3% dos portugueses concedem acesso irrestrito a funções como a localização, o microfone e a lista de contactos. De realçar que a maioria - 92% - dá apenas o acesso necessário para a funcionalidade da aplicação.
Adrianus Warmenhoven, da NordVPN, propõe estas medidas de prevenção:
- Descarrega sempre as aplicações de lojas oficiais, porque as não oficiais nem sempre fazem verificações de segurança antes de publicarem as apps, aumentando assim o risco de modificações por parte de criminosos.
- Familiariza-te com as permissões de dados que as aplicações pedem. Analisa e ajusta estas permissões conforme necessário, sobretudo as mais sensíveis, como o acesso à câmara, microfone, armazenamento, localização e lista de contactos.
- Antes de transferir uma aplicação, lê a respetiva política de privacidade para perceber que informações serão recolhidas e partilhadas com terceiros. Se o nível de privacidade não for satisfatório, pondera uma alternativa.
- Limita o acesso à localização apenas quando usa a app e evita iniciar sessão com as contas das tuas redes sociais, porque isso pode permitir uma troca desnecessária de dados. Elimina as aplicações que já não as utilizas, para que elas não continuem a recolher dados em segundo plano.
Tal como não deves deixar de ler os termos e condições, também não podes deixar escapar esta promoção imperdível do Samsung Galaxy S24 Ultra. Tem ainda atenção à nova burla que está a assolar os clientes das operadoras.