Swatch acusa Samsung de copiar a "cara" dos seus relógios

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Meros dias depois do lançamento dos seus novos wearables, a Samsung está em maus lençóis com a Swatch. Neste caso por causa da gama Gear da gigante sul-coreana.

A Swatch é o grupo responsável pelas marcas Swatch, Tissot, Omega e Rado. Assim sendo, a mesma fez uma queixa contra a sucursal americana da Samsung por infracção de marcas registadas.

Portanto, a empresa de relógios afirma que os "watch faces" ou mostradores dos Gear Sport, Gear S3 Classic e Frontier são semelhantes aos seus relógios.

A Samsung disponibiliza várias "caras" para personalizar os seus smartwatches

Nesse sentido, sabemos que muitas fabricantes de smartwatch tem mostradores diferentes. Existem os modernos digitais e os clássicos com ponteiros. Estes últimos tendem a simular o mostrador de um relógio clássico ou de "luxo", semelhantes aos que empresas como a Swatch fabricam.

Assim sendo, a empresa suíça afirma que a Samsung está a copiar descaradamente os seus designs. A Swatch pretende que isto vá a tribunal onde procura 100 milhões de dólares em compensação. Alegações de competição injusta e prática de negócio não-éticas contra a Samsung também fazem parte do processo.

Primeiramente, a Swatch é uma fabricante de relógios tradicional. Isso torna-os extremamente protectores da sua propriedade intelectual ou designs neste caso. Em 2014, a empresa enviou pedidos a sites com mostradores de relógio que alegadamente estavam a violar as suas marcas.

Adicionalmente, a empresa suíça é supostamente dona de mais de 170 patentes relacionadas com smartwatches. É claro que a devida investigação será feita. Contudo, este poderá ser mais um caso de uma empresa gigante tomar demasiadas liberdades com propriedades alheias.

Editores 4gnews recomendam:

Galaxy S10+: vale a pena pagar mais 600€ por RAM e memória interna?

Hand ID: tecnologia do LG G8 ThinQ é tão inútil quanto promissora

Plataforma Android One teve um excelente crescimento em 2018

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.