Microsoft revela que já é possível desinstalar o OneDrive no Windows 11

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft confirmou que os utilizadores do Windows 11 agora têm a possibilidade de desinstalar o OneDrive. Esta é uma funcionalidade que até agora estava reservada apenas aos utilizadores do Windows 10. A atualização surgiu sem grande alarido, mas já se encontra disponível.

É importante realçar que a Microsoft não revelou o que motivou esta decisão. Mas especula-se que possa estar relacionado com a ideia de cumprir as novas regulamentações da União Europeia. Nomeadamente a Lei de Mercados Digitais (DMA).

Como desinstalar o OneDrive no Windows 11

Para aqueles que desejam despedir-se do OneDrive do sistema Windows 11, o processo é simples e direto. Basta aceder ao menu "Iniciar" e escrever "Programas" na caixa de pesquisa. Deves selecionar "Adicionar ou remover programas".

Depois, na lista de aplicações instaladas, encontra o Microsoft OneDrive. A partir daí, é só clicar em "Desinstalar" e seguir as instruções. Se necessário, poderá ser pedido que introduzas uma palavra-passe de administrador ou confirmação.

A Microsoft também lançou várias dicas para aqueles que, por enquanto, desejam apenas pausar ou limitar o uso do OneDrive. Isto sem a necessidade de desinstalar o programa completamente.

É possível pausar a sincronização por um de terminado período, cancelar a sincronização de ficheiros específicos, escolher quais pastas do OneDrive sincronizar com o PC, ou cancelar a subscrição do OneDrive.

Para quem prefere não utilizar a versão web, a opção de sair também está disponível. Para tal basta selecionar a foto do perfil e clicar em "Sair".

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.