Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Smart Air Fryer Pro 4L review: pequena em tamanho, mas grande em resultados

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 10 min.

Xiaomi Smart Air fryer Pro 4l com comida à volta

Xiaomi Smart Air Fryer Pro 4l
★★★★☆4.5Muito Bom

A Smart Air Fryer Pro 4l é um dos melhores produtos para a cozinha da Xiaomi. É simples de usar, prática de lavar e fornece resultados repletos de sabor. Permite cozinhar com pouca ou mesmo nenhuma gordura.

Quando utilizada em conjuntos com a aplicação suportada Xiaomi Home torna a arte do bem cozinhar ainda mais simples. Por sua vez, a janela de visualização, é um atributo muito bem-vindo que permite acompanhar a evolução da refeição, sem necessitarmos de fazer pausas.

Falta-lhe apenas limar alguns pormenores. Sobretudo facilitar a retirada da placa de confeção que, atualmente como está, implica obrigatoriamente o uso de luvas e alguma ginástica com pinças de cozinha.

Prós
  • Tamanho leve e compacto
  • Fácil de limpar
  • Simples de utilizar
  • Funcionamento quase silencioso
  • Excelente integração com app suportada
  • Janela de visualização
Contras
  • Capacidade curta de 4 litros
  • Dificuldade em retirar placa de confecção
  • Aquece a zona em que está pousada

As airfryers – ou fritadeiras sem óleo – são a grande tendência atual nas cozinhas portuguesas. Facilitam e agilizam a confeção das refeições e conseguem cozinhar com quantidades ínfimas ou mesmo sem gordura.

Por estas razões, quando surgiu a oportunidade de testarmos a Xiaomi Smart Air Fryer Pro 4L a expetativa era grande. Aumentou ainda mais com o facto de este equipamento contar com suporte para a app Xiaomi Home que, potencialmente, facilita ainda mais a confeção de uma refeição.

Partilho agora contigo a minha experiência com esta pequena Airfryer. E muitas batatas fritas depois posso dizer-te já que, apesar de ter um tamanho pequeno, é uma gigante em resultados deliciosos e nada gordurosos.

Unboxing

Xiaomi smart air fryer e acessórios

A caixa de dimensões consideráveis leva um pouco ao engano. Assim que tiramos a Smart Air Fryer Pro, com capacidade de quatro litros, constatamos que tem um tamanho compacto que pode ajustar-se a cozinhas de qualquer dimensão.

Chega com uma grelha e uma placa de metal dentro da gaveta. Ambos são utensílios cruciais na hora de cozinhar. A sua cuba tem suporte para outros recipientes, mas é aconselhável ver quais os que são compatíveis para se obter os melhores resultados, em segurança.

Em resumo, na caixa a Smart Air Fryer Pro traz o que é necessário para, assim que seja ligada, seja possível confecionar logo uma refeição. Depois, ao longo do tempo, o utilizador pode adquirir outros utensílios para confeções mais particulares – por exemplo, uma forma de bolos que terá de ser mais pequena que as convencionais.

Design: a importância de uma janela

imagem do botão da Xiaomi smart airfryer

Nunca é demais referir o tamanho compacto da Smart Air Fryer Pro da Xiaomi que aliado a linhas direitas e cantos arredondados conferem-lhe um look de pequeno eletrodoméstico moderno.

Conta com um único botão, localizado no centro da zona frontal. É aqui que acedemos a todas as suas funcionalidades, fazendo-o rodar para a direita. O botão de ligar/desligar é demasiado discreto no painel branco do modelo testado. Sobretudo à noite, chegamos a este através do infalível método de “apalpadelas”. É tátil e basta um pequeno toque para ouvirmos um sinal sonoro, de baixo ruído, e para o botão do menu principal iluminar-se.

É também muito leve. Regista na balança 3,9 quilos. Pode parecer um dado de menor importância, mas estamos a falar de um pequeno eletrodoméstico que pode mudar de lugar várias vezes por semana na cozinha. E com isso em mente, o peso leve revela-se bastante simpático.

janela de visualização da confeção

Mas o melhor deste design é a janela de visualização presente na cuba desta airfryer. Ao longo de todo o processo de confeção, é possível ver a evolução da cozedura, sem necessitarmos de abrir a “gaveta” e pausarmos a confeção.

Esta é uma das melhores características deste equipamento. Tem uma utilidade crucial na hora de cozinhar, até porque algumas receitas ficam prontas mais depressa do que o estimado.

Nem todos os modelos de Airfryer da Xiaomi estão equipados com esta janela de visualização e, por isso, este é um atributo de louvar aqui.

Quanto à construção, a cuba e a zona na qual a cuba encaixa parecem ser bastante resistentes. Já a zona superior do equipamento, parece ser um pouco mais frágil. A construção podia ser um pouco mais robusta para fornecer mais segurança aos utilizadores que levam esta “pequena” para outros alojamentos, além da sua residência permanente.

Desempenho combinado pela circulação de ar quente e potência

botão manual para receitas

É tempo de preparar os ingredientes. Para efeitos desta review, foram testadas receitas feitas através do método manual, ou seja, todas as especificações foram selecionadas no botão, assim como também foram testadas receitas feitas a partir da aplicação Xiaomi Home – falaremos mais à frente sobre este recurso.

A Smart Airfryer Pro da Xiaomi combina uma potência de 1600 watts com tecnologia de circulação de ar quente a 360º para cozinhar todos os alimentos. Não dispensa um tempo de pré-aquecimento que varia consoante as receitas, entre os 10 e 20 minutos.

Quando conclui o pré-aquecimento, a airfryer emite um sinal sonoro que, sem ser estridente, tem volume suficiente para relembrar que precisa de atenção. Depois é só colocar os alimentos e esperar que a sua confeção seja concluída. Em algumas situações, será necessário virar os alimentos, mas em outras – como, por exemplo, as desejáveis batatas fritas, não é necessária esta tarefa.

O funcionamento é silencioso e decorre sem precisar de qualquer intervenção. Pode também ser acompanhado pela janela de visualização. Acaba, aliás, por ser um pouco viciante. É uma espécie de Netflix para os entusiastas da cozinha verem o evoluir da cozedura.

Programas: não faltam opções para as refeições

Este modelo da Xiaomi está equipado com 11 programas que permitem uma enorme variedade na confeção de alimentos. Fritar, assar, fazer bolos, modos específicos para carne, peixe e legumes. Opções não faltam.

Tem também função para descongelar e, surpreendentemente, modos para desidratar fruta e fazer iogurtes. Como não podia deixar de ser, estes dois últimos programas caracterizam-se pela sua duração mais prolongada no tempo. Desidratar fruta tem uma duração de cinco horas e a fermentação do iogurte demora cerca de oito horas, devido às baixas temperaturas utilizadas.

Temos acesso a todos estes modos para cozinhar no botão central. É também neste botão que podemos fazer a configuração manual da confeção, definindo o tempo e temperatura. Esta pode ser ajustada entre os 40ºC e 200ºC. Basta ir rodando para a direita e selecionar as opções desejadas. Simples e bastante prático.

Funcionamento através da app é a oitava maravilha

smartphone no topo da air fryer

A Smart Airfryer Pro conta com suporte para a aplicação Xiaomi Home. Basta instalar a aplicação e emparelhar com o smartphone. É necessária uma ligação Wi-Fi. O emparelhamento é um processo simples, no qual o utilizador tem de seguir as instruções no ecrã do smartphone que também envolve pressionar o botão no painel frontal da airfryer.

Emparelhamento feito e os cozinheiros de serviço chegam ao sétimo céu da confeção de alimentos. Existem imensas opções de refeições que pautam por serem simples, deliciosas e mais saudáveis.

imagem das receitas

Todas as receitas na aplicação estão descritas em forma de tutorial com imagens a acompanhar. Todas as instruções estão em inglês, mas as imagens ajudam a perceber quais os passos a executar para obter o resultado final.

Abrimos a aplicação, selecionamos a Smart Airfryer e temos, de imediato, acesso às mais variadas receitas. Depois é escolher o repasto e ir dando ordens de confeção dentro da própria aplicação.

imagem da receita de batatas fritas na aplicação

Todas as receitas incluem o período de pré-aquecimento. Este pode ser usado para ir fazendo a preparação dos ingredientes – cortar, temperar. Depois é estar atento aos sinais sonoros que avisam sobre a altura ideal para colocar os ingredientes na cuba, virar os mesmos se necessário e, por fim, o sinal sonoro mais desejado que indica que a refeição está pronta.

Sim, é assim tão simples, e quando chegamos à noite do trabalho é esta simplicidade que queremos. Esta airfryer funciona às mil maravilhas com a app suportada, simplificando e agilizando a arte do bem cozinhar.

O que pode ser melhorado

imagem da cuba

Agora as notas menos animadoras. Este modelo da Xiaomi tem capacidade para apenas quatro litros. Podemos sempre recorrer à placa e grelha fornecidas para cozinhar alimentos em simultâneo, mas dificilmente conseguimos confecionar as porções necessárias a uma família de quatro pessoas.

imagem da ventilação

Por outro lado, a superfície em que está esta airfryer vai aquecer. O equipamento nunca atinge uma temperatura considerada preocupante. Fica quente, apenas. Mas, sobretudo, as zonas próximas ao painel traseiro do dispositivo, no qual está localizada uma saída de ar, ficam bastante quentes.

cuba com grelha e placa de confecção

Também não é fácil retirar a placa de confeção de alimentos, especialmente quando a cuba está quente. É certo que tem uma zona que permite que seja puxada, mas num grande número de receitas, essa placa é forrada com papel alumínio. Tal não permite ter acesso à parte que pode ser puxada, dificultando em muito o retirar da placa e dos alimentos.

placa de confecção

A solução passa por retirar primeiro os alimentos com uma pinça de cozinha e, de seguida, utilizar o mesmo utensílio para tirar a placa, o que implica alguma ginástica. A alternativa é deixar arrefecer a placa e retirá-la depois para limpeza.

Por falar em limpeza. É mesmo muito fácil limpar a cuba e a placa de confeção desta airfryer. Tudo graças ao revestimento que têm que não deixa “colar” nenhum ingrediente. Basta passar por água quente e detergente para estar pronta a usar na refeição seguinte.

Notas finais

bifes de frango panados
Bifes de frango panados confecionados pelo programação manual

A Xiaomi sabe fazer bem eletrodomésticos e a Smart Air Fryer Pro é uma prova dessa mestria. É muito simples de usar através do botão do painel frontal e é ainda mais simples de usar através da aplicação suportada Xiaomi Home.

É ideal para as pessoas que não apreciam a arte de cozinhar porque não só dá uma variedade imensa de opções, como nunca implica um trabalho demasiado árduo. Funciona como fritadeira, forno de convecção e até desidrata fruta e faz iogurtes. Também descongela.

É igualmente muito fácil de limpar. E como uma boa parte das receitas implica a utilização de papel de alumínio, a limpeza é ainda mais rápida e simples.

Este modelo em específico tem uma capacidade mais pequena. Mas a Xiaomi tem outro modelo de maior capacidade. Mas atenção que esse tamanho XXL não conta com a tão útil e bem-vinda janela de visualização na cuba de confeção.

camarões panados
Camarões panados confecionados através da aplicação Xiaomi Home

Este é um dos melhores atributos deste equipamento. Pode não ser considerado um equipamento crucial nas cozinhas, mas é garantido que depois de experimentarmos as maravilhas confecionadas por esta airfryer, dificilmente conseguiremos viver sem ela.

Pela sua simplicidade e resultados fornecidos, isentos de gordura, mas com a crocância ou suculência desejada, a Smart Airfryer Pro 4l merecia as cinco estrelas. Mas a sua cuba mais pequena aliada a uma placa de confeção difícil de retirar quando o equipamento está quente, não é possível ir além das quatro estrelas e meia.

Mas, sem dúvida alguma, que este é um eletrodoméstico que fornece um desempenho de qualidade e que cumpre com a sua principal missão: confecionar refeições tão deliciosas quanto saudáveis.

Xiaomi smart fryer pro 4l

Capacidade: 4 litros

Potência: 1600 watts

Peso: 3,9 quilos

Suporte para app: Sim, Xiaomi Home

Comunicação sem fios: Wi-Fi IEEE 802.11b/g/n 2.4GHz

Revestimento antiaderente: Sim

Se estás à procura de uma ajuda na cozinha, não percas a lista 4gnews com as melhores Air Fryers.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt