Os 13 maiores destaques da CES 2024 que abrem portas para o futuro

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 7 min.

A aguardada CES 2024 ocorreu entre os dias 9 e 12 de janeiro e, como previsto, apresentou uma extensa lista de novidades em tecnologia, com grandes anúncios no campo da Inteligência Artificial, novos dispositivos para casas inteligentes e muito mais. Fizemos um apanhado do que nos chamou mais a atenção nesta edição deste prestigiado evento de tecnologia.

1. Rabbit R1

rabbit r1
Imagem: Divulgação / Rabbit Inc.

A startup Rabbit Inc. surpreendeu o mundo ao apresentar o Rabbit R1, um dispositivo baseado em IA capaz de executar todas as etapas de ações de diferentes aplicações através de comandos de voz. Intitulado como "companheiro de bolso", o Rabbit R1 promete tornar a interação homem-máquina muito mais intuitiva.

Durante a apresentação, a empresa demonstrou o pequeno dispositivo em ação ao responder em segundos ao pedido para organizar uma viagem para Londres, incluindo a pesquisa de passagens, hotéis, aluguer de carro e atividades para realizar na cidade.

O que normalmente levaria consideravelmente mais tempo e exigiria a utilização de várias aplicações em um smartphone foi realizado rapidamente pelo R1, que enviou as informações para a aprovação do utilizador. O dispositivo esgotou em apenas um dia de pré-venda.

2. LG anunciou a primeira OLED TV transparente sem fios

LG OLED transparente
Imagem: Divulgação / LG

A LG Electronics fez história na CES 2024 ao lançar a LG Signature OLED T, a primeira TV OLED transparente sem fios. O aparelho inclui a Zero Connect Box, que utiliza tecnologia wireless avançada para transmitir vídeo e áudio em 4K.

O ecrã de 77 polegadas pode ficar praticamente invisível quando desligado, integrando-se perfeitamente à decoração do ambiente. Com apenas um toque, ele muda para opaco, garantindo uma qualidade de imagem impecável.

Esta inovação da LG recebeu cinco prémios CES 2024 Innovation Awards, incluindo o Best of Innovation.

3. Novas Smart TVs e eletrodomésticos inteligentes Hisense

TV 110UX
Imagem: Divulgação / Hisense

A Hisense marcou presença na CES 2024 com a intenção de transformar a maneira como interagimos com as nossas casas. Apresentou a sua plataforma inteligente ConnectLife e o sistema operativo VIDAA TV, em conjunto com os novos modelos de televisão.

As impressionantes novas Smart TVs ULED X incluem a TV Mini LED 98UX, com um ecrã de 98 polegadas e 5 mil nits de brilho máximo, e a TV 75UX, a mais fina na categoria Mini LED da Hisense, com menos de 14 milímetros de profundidade.

No entanto, o grande destaque vai para a TV 110UX, que recebeu o prémio CES Innovation Award. Com mais de 40 mil zonas de retroiluminação num ecrã de 110 polegadas e brilho de até 10 mil nits, este modelo promete redefinir a precisão e o desempenho de visualização.

lava loiça hisense
Imagem: Divulgação / Hisense

A Hisense também apresentou o frigorífico inteligente ProChef Home, que oferece receitas selecionadas e integração com outros dispositivos inteligentes, e a máquina de lavar loiça Inteligente com Autodose & AutoDry, vencedora do prémio CES Innovation Award 2024.

4. WiseAR Pod

WiseAR Pod
Imagem: Divulgação / WiseAR

O WiseAR Pod combina uma interface neural com auscultadores e óculos de Realidade Aumentada (AR). Isso resulta em um dispositivo capaz de controlar os óculos AR, aparelhos da sua casa inteligente e muito mais apenas através do movimento dos olhos e da pressão da mandíbula.

Essa interface inovadora permitirá que pessoas com deficiência física, por exemplo, passem as faixas de música, ajustem dispositivos domésticos inteligentes e joguem jogos de Realidade Aumentada com mais facilidade.

5. Televisores NEO QLED Samsung

NEO QLED Samsung
Imagem: Divulgação / Samsung

A nova série de televisores NEO QLED da Samsung é impulsionada pelo processador NQ8 AI Gen3, que incorpora a tecnologia quântica neural orientada pela IA da marca. Além disso, esses aparelhos apresentam a tecnologia 8K AI Upscaling Pro Super-Resolution.

A combinação dessas duas tecnologias é capaz de melhorar significativamente a qualidade de imagem e a resolução de imagens com menor qualidade. A funcionalidade AI Motion Enhancer Pro utiliza um modelo de machine learning para detetar e melhorar a qualidade de imagens em movimento.

6. Designed for Samsung Gaming Hub

Samsung Gaming Hub
Imagem: Divulgação / Samsung

A Samsung anunciou o programa "Designed for Samsung Gaming Hub", uma iniciativa que colabora com fabricantes de acessórios de jogos para criar produtos personalizados. Também terá uma plataforma de jogos baseada em nuvem que possibilita aos utilizadores jogar diversos títulos diretamente em suas TVs Samsung, sem a necessidade de um PC ou consola.

7. Kia Platform Beyond Vehicle

Kia plataform
Imagem: Divulgação / Kia

A Kia Motors apresentou o novo conceito de mobilidade Platform Beyond Vehicle, que inclui vários veículos elétricos que podem ser adaptáveis às necessidades de cada condutor. Através de uma tecnologia híbrida exclusiva de acoplamento eletromagnético e mecânico, os carros podem ser transformados para a funcionalidade táxi ou carrinha de entrega, por exemplo.

A plataforma é aplicável a cinco modelos-conceito Kia – derivados dos Concept PV5, Concept PV7 e Concept PV1 – que apresentam um design modular e podem adequar-se a propósitos diferentes.

8. ASUS ZenBook Duo

zenbook duo
Imagem: Divulgação / ASUS

Para melhorar a capacidade multi task dos seus portáteis, a ASUS anunciou o impressionante Zenbook Duo, um laptop com dois monitores OLED 3K completos de 14 polegadas e um teclado magnético removível. Os ecrãs podem ser posicionados de diferentes maneiras, conforme a preferência do utilizador.

O computador pode ser personalizado com Intel Core Ultra 9 e até 32 GB de RAM. Está previsto chegar ao mercado com um preço de US$ 1.499.

9. Sony Spatial VR Headset

sony spatial VR
Imagem: Divulgação / Sony

Durante a sua conferência de imprensa, a Sony apresentou o conceito do seu novo Spatial VR Headset, descrevendo-o como um "sistema de criação de conteúdo espacial". Tudo indica que o headset 4K conta com chips Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2, competindo com o Vision Pro da Apple.

O modelo utiliza um par único de controladores, composto por um anel e algum tipo de dispositivo de varinha de dedo. Direcionado principalmente para desenvolvedores e criadores de conteúdo, o headset da Sony está previsto para ser lançado no final de 2024.

10. Honda 0 Series EVs

Honda 0 Series EVs
Imagem: Divulgação / Honda

Após quatro anos sem participar da CES, a Honda fez o seu retorno com a apresentação da sua nova linha de veículos elétricos, a Série 0. Os veículos elétricos (EVs) concept possuem um design ousado e contam com baterias leves e ultrafinas fabricadas em Ohio por meio da joint venture entre a Honda e a LG.

Essas baterias têm a capacidade de carregamento rápido em 10 a 15 minutos e estão previstas para ter uma degradação de 10% ou menos. O lançamento da Série 0 está programado para ocorrer em 2026.

11. Withings BeamO

Withings BeamO
Imagem: Divulgação / Withings

A Withings apresentou o BeamO, um novo dispositivo multifuncional de exame de saúde para uso doméstico. Compacto, o aparelho oferece uma variedade de funcionalidades de monitorização de saúde, como medição de temperatura corporal sem contacto, verificação dos níveis de oxigénio no sangue, realização de um ECG de nível médico e um estetoscópio digital.

O BeamO pode até mesmo detetar fibrilação atrial e outros sintomas perigosos. O dispositivo está à espera da aprovação da FDA para seus recursos de ECG. O preço previsto é de US$ 249,95.

12. Wearable IA para monitorizar animais de estimação da Invoxia

Invoxia
Imagem: Divulgação / Invoxia

A Invoxia apresentou o Minitailz Smart Pet Tracker, um dispositivo que monitoriza animais de estimação e fornece informações sobre o seu bem-estar aos donos. Equipado com recursos avançados, o aparelho pode monitorizar a frequência respiratória e os sinais vitais cardíacos do animal.

Além disso, é capaz de reconhecer se o animal está a caminhar, correr, comer, descansar, ladrar ou a beber água. A integração de GPS, por sua vez, envia um alerta ao dono se o animal ultrapassar os limites de uma área previamente definida.

13. MSI Claw A1M

MSI Claw A1M
Imagem: Divulgação / MSI

Durante a CES 2024, a MSI anunciou a sua entrada no mercado de consolas portáteis com o novo MSI Claw A1M. O dispositivo possui um ecrã de 7 polegadas com resolução de 1080p e é a primeira consola portátil equipada com um processador Meteor Lake Intel Core Ultra 7.

Esse chip suporta a tecnologia XeSS da Intel para upscaling de FPS baseado em IA. Além disso, o dispositivo conta com o Windows 11, 16 GB de RAM LPDDR5 e Intel Arc Graphics.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.