Hyundai, Kia e Samsung juntam-se para revolucionar a integração carro-casa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Hyundai e a Kia, em parceria com a gigante da tecnologia Samsung, acabam de abrir um novo capítulo na integração entre mobilidade e vida caseira. O acordo pioneiro anunciado esta quinta-feira promete mudar a forma como interagimos com os nossos veículos e espaços habitacionais.

Através desta colaboração, as marcas de automóveis Hyundai e Kia irão integrar a plataforma IoT 'SmartThings' da Samsung nos seus sistemas de carros conectados. Esta fusão tecnológica permite que os utilizadores controlem dispositivos domésticos diretamente do painel do seu carro, utilizando comandos tácteis e de voz. Imagina ativar o ar condicionado da tua casa e o purificador de ar enquanto regressas do trabalho. Tudo isto vai ser possível com um simples comando de voz.

Controlar a casa no carro e vice-versa é a chave desta parceria

Por outro lado, antes mesmo de entrares no carro, poderás verificar o estado do veículo, controlar funções específicas e gerir o carregamento através de altifalantes, TVs e aplicações no smartphone. Esta sinergia entre casa e carro facilita a vida quotidiana, mas também promove uma gestão energética mais eficiente.

hyundai

A Hyundai e a Kia também estão a desenvolver modos específicos, como o 'Modo Casa' e o 'Modo Ausente'. O objetivo é otimizar o funcionamento dos dispositivos enquanto conduzes ou estás fora. Estas funcionalidades, além de tornarem a condução mais segura, proporcionam um ambiente doméstico mais confortável e acolhedor, à tua espera.

Expansão global e atualizações contínuas

Com o olhar no futuro, Hyundai e Kia planeiam expandir estes serviços aos clientes internacionais, para vincular ainda mais as plataformas de automóveis conectados com o Samsung SmartThings. Além disso, vão estar disponíveis atualizações over-the-air (OTA) e baseadas em USB. O objetivo é que mesmo veículos existentes possam usufruir destas novidades.

Haeyoung Kwon, vice-presidente do Centro de Desenvolvimento de Infotainment da Hyundai e Kia, e Parque Chanwoo, vice-presidente executivo da Samsung Electronics, partilham uma visão entusiasmada sobre esta parceria. Os executivos acreditam que ao conectar a plataforma SmartThings aos veículos, a experiência do cliente será significativamente enriquecida, tanto em casa como no carro.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.