Android 15 traz nova função muito útil para controlar a tua Smart Home

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Desde o Android 12, é possível aceder ao painel de controlo da tua casa inteligente ao tocar num bloco de configuração rápida ou num atalho no ecrã de bloqueio que leva diretamente ao Google Home. O Android 15, entretanto, vai tornar esta tarefa ainda mais fácil ao introduzir um novo protetor de ecrã já com opções de controlo.

Opção Home Controls facilitará controlos

android 15 home controls
Novo protetor de ecrã Home Controls do Android 15 no telemóvel (Imagem: captura de ecrã / Android Authority)

Embora o novo protetor de ecrã ainda não esteja disponível, a página Android Authority conseguiu ativá-lo manualmente numa das versões mais recentes do Android 15 Developer Preview 2 ou do Android 14 QPR3 Beta 2.1. De acordo com o site, uma vez ativado, o novo protetor pode ser encontrado ao lado de outros protetores de tela em Definições > Ecrã > Protetor de ecrã.

Conforme é possível ver na captura de ecrã acima, o protetor de ecrã já traz os controlos do Google Home que o utilizador marcou como favoritos e a hora atual. Até o momento, o site indica que o novo recurso parece funcionar apenas com o Google Home, o que significa que outros fornecedores de controlos de dispositivos inteligentes precisarão criar os seus próprios protetores de ecrã.

android 15 home controls

O novo protetor de ecrã Home Controls do Android 15 no tablet (Imagem: captura de ecrã / Android Authority)

Segundo o Android Authority, o código que implementa o novo protetor de ecrã Homem Controls está no com.android.systemuicaminho em vez de com.google.android.systemui. Por outras palavras, isso significa que a nova funcionalidade pode chegar em breve e já a dispositivos não Pixel no Android 15.

Atualmente, o ecossistema de casa inteligente Google já permite que o utilizador controle os seus dispositivos Google Home também por meio do assistente de voz e da aplicação.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.