CES 2024: o que precisas saber sobre a feira de tecnologia e os lançamentos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 4 min.

O primeiro grande evento de tecnologia do ano está prestes a acontecer! A feira de tecnologia CES 2024 (Consumer Electronics Show) será realizada entre os dias 9 e 12 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos. O evento já conta com a confirmação da presença de algumas das maiores marcas de eletrónicos do mundo.

Entre os destaques, podemos esperar lançamentos para Smart Home, computadores e outros dispositivos com Inteligência Artificial. Além disso, aguardam-se novidades sobre veículos elétricos e a chegada do Wi-Fi 7.

Samsung e LG vão apresentar inovações em Smart Home e IA

samsung AI
Imagem: Divulgação / Samsung

Como relatado no início desta semana, a Samsung vai revelar o novo frigorífico Bespoke 4-Door Flex. Equipado com Inteligência Artificial (IA), o frigorífico terá a capacidade de sugerir receitas com base em restrições alimentares, planos de alimentação ou mesmo considerando os ingredientes disponíveis.

Um novo modelo de aspirador de pó robô da gigante sul-coreana também será dotado de IA e poderá reconhecer objetos. Além disso, a marca irá apresentar novas TVs e fornecer informações atualizadas sobre o sistema operativo Tizen.

A LG será mais uma grande marca a trazer inovações em termos de eletrónica e Inteligência Artificial (IA). A empresa já anunciou que um dos seus lançamentos no evento será um "mordomo" robótico alimentado por IA. Também serão apresentados uma linha de televisores com um ecrã QNED de 98 polegadas e monitores inteligentes com resolução 4K, além de suporte para funções remotas.

Sob o tema "A criar o futuro dos carros", a LG também apresentará ecrãs para carros com tecnologias P-OLED (plástico flexível), ATO (preço mais atrativo) e LCD LTPS (alto desempenho e mais resolução).

"Tsunami de IA"

Conforme especialistas classificam, a "tsunami de IA" continuará, o que já ficou evidente pelos lançamentos da Samsung e da LG. A expetativa é de que várias outras marcas também apresentem equipamentos com essa tecnologia durante a CES 2024.

De acordo com a página norte-americana Wired, podemos esperar computadores, câmaras, colunas de som, auscultadores, televisões e até carros com IA integrada.

A Sony promete trazer novidades na linha de realidade aumentada e inteligência artificial generativa. Por sua vez, a NVIDIA deverá anunciar a sua nova série de placas gráficas. Espera-se também que a Intel, Qualcomm e AMD apresentem novas unidades de processamento neural (NPU), que contarão com IA.

Além disso, as marcas também deverão introduzir novos notebooks com NPUs mais potentes e focados em IA. A Microsoft, inclusive, anunciou que os primeiros computadores a incluírem a tecla dedicada à IA Copilot serão apresentados no evento.

Wi-Fi 7 está a chegar

Wi-Fi 7
Imagem: Shutterstock / ilikeyellow

As informações sobre a próxima geração das redes Wi-Fi, conhecida como Wi-Fi 7, ainda são escassas. No entanto, espera-se que a CES 2024 apresente os primeiros dispositivos compatíveis com esta tecnologia.

A tecnologia Wi-Fi 7 promete a utilização de duas bandas simultâneas e velocidades máximas de até 46Gbps. Computadores, routers e outros equipamentos já com a capacidade de utilizar a nova rede podem surgir nos dias do evento.

Lançamentos de novos veículos elétricos (VEs)

Algumas das maiores fabricantes já confirmaram que realizarão os lançamentos de novos Veículos Elétricos (VEs) durante a CES 2024. É o caso, por exemplo, da Honda, que já anunciou que apresentará uma "nova gama de elétricos" na feira.

A Hyundai também promete um lançamento significativo: um motor EV baseado em hidrogénio e em software de Inteligência Artificial que "trará benefícios para a humanidade". Segundo a fabricante, o carro ainda contará com uma central multimédia inovadora.

A marca vietnamita VinFast também confirmou presença e promete uma nova pick-up e um jipe elétricos para chegar ao mercado brasileiro.

Displace trará TVs sem fio mais uma vez

displace
Imagem: Divulgação / Displace

Após atrair a atenção na CES 2023 ao apresentar uma televisão sem fio, a Displace retorna ao evento deste ano para fornecer mais detalhes sobre o equipamento. A empresa lançará dois modelos: o Displace Mini, com 27 polegadas, e o Displace Flex, com 55 polegadas.

Ambos podem ser utilizados com outros equipamentos para exibir imagens ainda maiores. As televisões contam com uma bateria com autonomia de um mês, considerando uma utilização diária de 6 horas.

Novidades entre os serviços de streaming

Embora ainda sem grandes detalhes, Netflix, Amazon Prime, Disney e Universal confiram presença na CES 2024. A expetativa é que as plataformas divulguem novas séries e filmes próprios.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.