Estas vacas no Reino Unido já têm acesso ao 5G

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Estas vacas não são umas vacas leiteiras quaisquer. O mais recompensador é chamar-lhes vacas pioneiras, já que nesta fazenda britânica elas estão a usufruir da tecnologia 5G muito antes de nós. Enquanto que a Apple luta para lançar um iPhone com a tecnologia em 2020, estas vacas riem-se.

Os testes estão a ser feitos pela Cisco Systems. A empresa montou três estações em locais rurais diferentes, de forma a testar o 5G. É por isso que 50 vacas felizardas no sul do Reino Unido estão a usar colares inteligentes, que servem para controlar o sistema de ordenha robotizado.

O 5G promete velocidades maravilhosas. A tecnologia promete revolucionar as nossas vidas, ajudando desde carros autónomos a óculos de realidade aumentada. A verdade é que a ideia de fazer download de um filme no teu smartphone em segundos é bastante apelativa.

5G ajuda a testar as estações de ordenha do futuro

Ainda assim, de acordo com os analistas da área, a tecnologia só irá ter cobertura nacional na China, Japão ou Estados Unidos em 2023. Ou seja, ficamos com uma ideia de quando a teremos em pleno funcionamento no nosso país. Ainda assim, estas vacas já estão a testar a tecnologia.

Quando esta sente que está preparada para ser ordenhada, vai aproximar-se da máquina. Aí, esta vai abrir os portões e proceder à ordenha. Esta faz um reconhecimento de cada vaca, para efetuar a ordenha com mais precisão, enquanto a vaca é recompensada com uma bela refeição.

Se estás preocupado com a saúde das vacas que usam este sistema, podes estar descansado. Não só estes colares não as magoam, como permitem que os seus tratadores sejam avisados caso haja sinais de sofrimento. Esta é mais uma das potencialidades do 5G, ainda bem longe de se tornar global.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cuidado! O Huawei P30 Pro não é propriamente fácil de reparar
  • Rival do Huawei P30 Pro faz download de filme num piscar de olhos
  • Snapchat reconstruiu aplicação do zero para utilizadores Android

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.