Alguém diga à MEO e NOS que 500MB de internet não servem para nada!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

(Quem bem se entenda que isto é uma opinião! Vivi durante 3 anos com mais de 20GB de internet móvel até que voltei para Portugal.) Está na hora da MEO e NOS olharem para a mais recente atualização de tarifário do seu maior concorrente, Vodafone, para perceberem que as pessoas estão fartas de viver em redes Wi-FI.

A Vodafone Yorn atualizou recentemente os seus tarifários mais onde nos dá o mínimo de 1GB de Internet. Este 1GB de internet móvel chegou para substituir os 500MB. Um pacote que não entendo como é que ainda existe em pleno 2019.

Alguém diga à MEO e NOS que 500MB de internet não servem para nada!

É verdade que muitos utilizadores não utilizam muita internet no smartphone, porém, 500MB não dão para fazer quase nada. Não me venham com a situação que "ai e tal, inclui aplicações grátis e já não necessitas de internet para outras coisas".

MEO e NOS continuam a oferecem 500MB de internet nos tarifários Moche e WTF

Ainda que estes tarifários nos ofereçam tráfego para aplicações como o Facebook, Instagram, WhatsApp e outros, continuo sem perceber porque é que as pessoas não reclamam mais. Não quero viver mediante as Apps que a operadora me dá. Quero ter as minhas escolhas e utilizar as aplicações que assim entendo.

Neutralidade da internet é um tema que deve ser discutido

Isto é outro tema de conversa que um dia hei-de prolongar. Embora a maior parte da população utilize, de facto, estas aplicações. Que direito tem as operadoras de cortar a possibilidade a outras Apps de virarem concorrentes sérios?

Por exemplo, o WhatsApp e Facebook Messenger são dos mais utilizados para troca de mensagens e chamadas. Por isso estão incluídos nos tarifários Moche (MEO), WTF (NOS) e Yorn (Vodafone). Porém, se pessoas como eu preferirem falar por "Wickr Me"? Uma aplicação é totalmente privada e segura. Algo que não podemos dizer do WhatsApp e Messenger.

Ou seja, para utilizar essa app tenho de usar aqueles míseros 500MB. Uma chamada de voz e meia dúzia de fotografias e já lá foi. Além disso, Apps como essa (que realmente fazem a diferença) nunca crescerão em Portugal porque o mercado está minado.

Mas como referi. Podemos levar este tema para a "neutralidade da internet" e isso é um tema totalmente diferente daquilo que quero falar.

500MB de internet para pouco servem

Quero simplesmente aproveitar a plataforma que temos na 4gnews para dizer que está na hora da MEO e da NOS olharem para os seus clientes. Será que 500MB é mesmo suficiente? A Vodafone subiu e bem. Por muito que sejam mais meia dúzia de cêntimos por semana, 1GB é pouco mas sempre dá para algo mais.

Com os smartphones a dependerem cada vez mais de aplicações para funcionarem e essas aplicações dependerem cada vez mais de internet, não vejo razão para pagar 10€ por mês por 500MB. Principalmente quando pelo mesmo preço noutros países (Voxi Reino Unido) conseguimos 4GB com essas Apps incluídas. Curiosamente também da Vodafone.

Editores 4gnews recomendam:

Sony Xperia 1: Primeiro olhar ao topo de gama da Sony (vídeo)

Aplicação Relógio Google tem nova característica que vais gostar

Atualização fará do Google Chrome mais rápido mas tem um problema!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.