A nova plataforma de IA chinesa DeepSeek tem causado ondas de agitação no mundo tecnológico, mas também no campo financeiro. Tudo porque apresenta um novo modelo de grande linguagem que promete a mesma eficiência dos já existentes, mas com um custo bastante mais acessível.
Neste artigo mostramos-te as principais informações sobre a mais recente plataforma de IA que, neste momento, é já um fenómeno Web.
O que é o DeepSeek R1?
Comecemos pelo básico. A nova plataforma chinesa é baseada no modelo de IA designado por DeepSeek R1 que foi concebido para pensar e resolver problemas de uma forma mais aproximada da humana.
Na prática, este modelo aprende, em tempo real, a reconhecer padrões e a melhorar o seu conhecimento, ainda que também use quantidades massivas de dados.
Três pontos diferenciadores
Há três fatores que diferenciam a DeepSeek das restantes plataformas de Inteligência Artificial. A primeira é a sua arquitetura baseada na otimização das redes neurais para alcançar uma maior precisão com menos recursos. Recorde-se que as restantes plataformas de IA – como o ChatGPT – envolvem obrigatoriamente um enorme poder computacional.
Esta otimização das redes neurais em conjunto com a sua estrutura de autoaprendizagem faz com que a plataforma DeepSeek consiga adaptar-se mais facilmente em vários setores diferentes.
A segunda diferença é o facto desta plataforma funcionar em código aberto. O que significa que o código da DeepSeek é gratuito e que qualquer pessoa o pode usar e desenvolver. Esta opção pode possibilitar um rápido crescimento da plataforma, assim como a integração de mais melhorias.
Por último, mas não menos importante, o investimento. De acordo com informações reveladas pela própria empresa, a plataforma DeepSeek necessitou de um investimento de “apenas” 5,6 milhões de dólares – cerca de 5,3 milhões de euros. Já as suas rivais OpenAI e Google foram obrigadas a fazer um investimento bastante superior, já posicionado no patamar multimilionário.
O criador da DeepSeek
O chinês Liang Wenfeng, nascido em 1985, é o fundador da nova plataforma DeepSeek. Antes de começar a criar esta opção IA, o fundador estudou engenharia de informação na Universidade de Zheijiang.
Mas a DeepSeek não é a única criação deste engenheiro chinês que saltou agora para a ribalta da fama. Anteriormente, Liang Wenfeng esteve também envolvido na fundação e desenvolvimento da High-Flyer Quant, um dos maiores fundos chineses movidos a IA.
O impacto financeiro da DeepSeek
O aparecimento da DeepSeek teve um enorme impacto no mundo Web, mas também no mundo financeiro. Logo a seguir ao anúncio da plataforma chinesa de IA, o Nasdaq Composite index caiu mais de 3%.
Esta queda arrastou consigo algumas das empresas tecnológicas norte-americanas mais relevantes – NVIDIA, Oracle e Dell sofreram perdas substanciais. Também o grupo de indivíduos mais ricos do mundo sofreram um impacto negativo. O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, num único dia perdeu 20,1 mil milhões de dólares – 19,35 mil milhões de euros.
Estas perdas colocaram as gigantes tecnológicas norte-americana sob uma enorme pressão. Tudo porque os investidores estão agora mais céticos com a estratégia de desenvolvimento milionária de IA que empresas como a Google e a OpenAI usam.
Para o utilizador comum, a plataforma DeepSeek é mais uma ferramenta IA que pode ser explorada como forma de entretenimento ou ferramenta de produtividade. Se és fã de tecnologia IA, reserva já o teu Samsung Galaxy S25 Ultra, agora na fase de pré-reserva.