Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Tesla pode revolucionar mercado de elétricos com baterias mais baratas

Fábrica da Tesla no deserto do Nevada pode revolucionar o mercado de veículos elétricos. Tudo porque está dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) que são mais baratas e podem tornar os EVs mais amigos da carteira.
carro a carregar numa estação Tesla
Tesla está a apostar na produção própria de baterias LFP Crédito@Blomst/PIxabay

Está localizada no deserto do Nevada, a pouca distância da Gigafactory. Falamos da fábrica da Tesla dedicada apenas à produção de baterias LFP. Esta é, para já, a melhor alternativa às atuais baterias NCA (níquel cobalto alumínio) e NCM (níquel cobalto manganês).

Tudo porque apesar destas baterias NCA e NCM concentrarem mais energia e uma maior autonomia, estão dependentes de matérias mais caros e polémicos, como o cobalto.

A solução da Tesla são as baterias LFP que podem ser consideradas o topo da sua categoria. Há várias vantagens neste tipo de bateria. Em primeiro lugar, é mais barata de produzir, visto que depende de um material abundante: o ferro.

Nearing completion of our first LFP cell manufacturing factory in North America pic.twitter.com/OLNRWajz4l

— Tesla (@Tesla) 28 de junho de 2025

São também baterias mais seguras para os condutores. Sendo mais estáveis, apresentam um risco de sobreaquecimento e de incêndio mais reduzido.

Por fim, fornecem uma vida útil mais prolongada no tempo, além de serem capazes de aguentar mais ciclos de carga e descarga.

Tudo conjugado as baterias LFP são uma escolha melhor no que respeita a custo de produção e compra e também na longevidade de funcionamento.

A produção de baterias LFP da Tesla vai começar por alimentar o Megapack, um sistema massivo de baterias criado para empresas de serviços público conseguirem estabilizar as redes elétricas, tal como explica o site ArenaEV.

A produção da Tesla vai seguir também para o sistema Powerwall que permite aos proprietários individuais armazenar energia solar.

Mas as boas notícias é que a Tesla pode usar esta produção de baterias LFP também nos seus próprios veículos elétricos. Aliás, já o vai fazendo nos Model 3 e Model Y que são vendidos nos mercados europeu e chinês.

Se a Tesla optar por usar estas baterias de forma mais massiva, tal pode significar uma redução de preço final de venda ao público nos elétricos da conhecida marca. E tendo em conta a fase menos animadora que a empresa de Elon Musk atravessa desde o início deste ano, um impulso destes vinha mesmo a calhar.

Suporte universal para carros Miracase
12,19 €Amazon.es
25,36 €52%
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt