A encriptação de um sistema operativo é uma peça-chave na segurança do mesmo. Encriptação permite que tu definas uma passe e só haja acesso a dados através da mesma.
No caso do Android, encriptação não é uma novidade. Contudo, nem todos os dispositivos a correr o sistema operativo da Google possuem esta opção.
Na verdade, são muitos os smartphones que não estão protegidos desta forma. A causa sendo os seus processadores de baixa performance. No entanto isso vai mudar em breve.
O Adantium garante encriptação para os smartphones mais modestos e amigos da carteira
A Google anunciou hoje que vai introduzir um novo método de encriptação. Este método chama-se Adantium e foi feito para correr até no smartphones com baixo poder de processamento.
Em primeiro lugar, a encriptação já existe por definição no Android desde o Marshmallow. Todavia, nem todos os dispositivos tem CPUs que consigam correr os padrões de encriptação. Actualmente o Android utiliza o sistema AES (Advanced Encryption Standard).
Esta questão não abrange apenas smartphones. Dispositivos de baixa frequência como smartwatches ou Smart TVs também sofrem do mesmo. A empresa de Mountain View também explica que o AES corre nestes dispositivos mas afecta bastante a experiência de utilização.
Nesse sentido, foi feita uma regra. Dispositivos definidos com velocidades de 50 MiB/s ou menor não iriam correr o AES. Mas através do Adantium já terão encriptação disponível.
A Google pretende que isto também represente uma escolha para os fabricantes. Assim quando fabricarem um dispositivo de gama de entrada, terão ali na mesma uma opção de segurança de origem.
O objectivo é que a encriptação esteja disponível em todos os smartphones Android, independentemente do preço, gama e características. Esta mudança irá começar com o Android 9 que já suporta o Adantium e certamente iremos ver também com o futuro Android Q.
Editores 4gnews recomendam: