A Polestar publicou o seu quarto relatório anual de sustentabilidade. Os dados revelam que a marca sueco-chinesa está a conseguir reduzir o seu impacto ambiental, numa altura em que conseguiu também aumentar as vendas. O principal destaque é a redução de 24,7% nas emissões de gases com efeito de estufa por cada carro vendido.
Os números são comparados com os níveis de 2020. A par disto, o projeto Polestar 0, que ambiciona criar um carro climaticamente neutro, também apresentou progressos significativos e entra agora numa nova etapa.

Como a Polestar conseguiu este feito
Como é que a Polestar conseguiu cortar quase um quarto das emissões por veículo enquanto expandia a sua operação? Segundo a marca, a receita passou por várias frentes. Foi feito uso mais intensivo de alumínio produzido com baixo teor de carbono em todos os modelos.
Houve melhorias nos processos de fabrico das baterias e utilização de eletricidade 100% renovável na produção de todos os seus veículos. Destaque também para as otimizações na logística, como o recurso a biocombustíveis em algumas das suas rotas de transporte marítimo.
O projeto Polestar 0 foi lançado em 2021 para criar um automóvel totalmente neutro em carbono até 2040 também deu frutos. As investigações realizadas em conjunto com os parceiros já permitiram identificar soluções capazes de reduzir a pegada de carbono de um Polestar 2 em 10 toneladas de CO₂ equivalente.
As áreas com maior potencial de redução identificadas foram o fabrico do alumínio e do aço, materiais que representam cerca de 45% dessa pegada inicial do Polestar 2. O projeto não fica por aqui e evolui agora para a "Mission 0 House".
Projeto Polestar 0 não fica por aqui
É um novo centro de investigação em Gotemburgo, cofinanciado por várias entidades. Aí, investigadores académicos e engenheiros da indústria vão colaborar para desenvolver soluções que eliminem emissões em materiais, produtos e processos, para as comercializar no futuro.
Para além do foco nas emissões diretas, a Polestar sublinha no seu relatório o compromisso com a circularidade, inclusão e transparência. A marca aderiu à IRMA (Initiative for Responsible Mining Assurance) para garantir uma mineração mais responsável.

O objetivo é continuar a aumentar a percentagem de materiais reciclados nos seus veículos (o Polestar 4 atual já contém 10%) e a fornecer mais dados sobre a sua cadeia de valor.
O CEO da Polestar, Michael Lohscheller, fez questão de frisar que estes resultados provam que "é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto climático". Mantém-se o compromisso da marca em continuar a reduzir emissões mesmo perante um cenário global desafiante.