A expetativa dos investigadores da área automobilística é de que, até 2025, tenhamos aproximadamente 8 milhões de veículos autónomos ou semiautónomos nas estradas. Para isso, estes veículos precisarão progredir através de 6 níveis de avanços tecnológicos de assistência ao condutor definidos pela Society of Automotive Engineers (SAE), conforme explicou a página Synopsys.
A Society of Automotive Engineers (SAE ) define 6 níveis de automação de direção que variam de 0 (totalmente manual) a 5 (totalmente autónomo). Esses níveis foram adotados pelo Departamento de Transportes dos EUA.
Nível 0
Veículos sem nenhum tipo de tecnologia de automação de condução. A grande maioria dos carros nas estradas atualmente são nível 0 de automação, mesmo aqueles que contem com alguns sistemas que ajudem o condutor, como travagem de emergência.
Nível 1 (Assistência ao Condutor)
Veículo que conta com um único sistema automatizado de assistência ao condutor, como condução ou aceleração (cruise control). Diferente da travagem de emergência, o controle de cruzeiro adaptativo realmente age em todo o momento de condução, e não apenas na emergência. Esse sistema pode manter o carro a uma distância segura atrás do próximo veículo.
Ainda é visto como Nível 1, porque todos os outros aspetos de condução - como direção, mudanças, aceleração e travagem - são responsabilidade do condutor.
Nível 2 (automação de direção parcial)
Se um veículo autónomo é classificado como Nível 2, isso quer dizer que ele tem sistemas capazes de controlar a condução e o processo de aceleração e desaceleração. São vistos como sistemas avançados de assistência ao condutor, mas ainda é isto: assistência.
Isso porque este carros combinam a assistência com a possibilidade de o condutor apenas assumir o controle total do carro a qualquer momento. Exemplos de veículos com autonomia Nível 2 são os carros com sistemas Tesla Autopilot e Cadillac (General Motors) Super Cruise.
Nível 3 (automação de direção condicional)
De uma perspetiva humana, a diferença entre o Nível 2 e o Nível 3 pode ser praticamente insignificante. Contudo, no que concerne à tecnologia, trata-se de um salto substancial. Veículos de Nível 3 diferenciam-se por terem sistemas com capacidade de “deteção ambiental”. Estes carros podem tomar decisões informadas por si mesmos, como acelerar e ultrapassar um veículo em movimento lento.
É fundamental, contudo, que o condutor mantenha-se tão alerta quanto estaria num carro de Nível 0, pois este nível de autonomia ainda exige substituição humana em momentos em que o sistema não consegue executar a tarefa. A Volkswagen conseguiu lançar o primeiro veículo de produção Nível 3 do mundo: o Audi A8L 2019.
O carro conta com o chamado Traffic Jam Pilot, que combina um scanner com fusão avançada de sensores e poder de processamento. Embora ainda seja classificado como Nível 2 nos Estados Unidos, o A8L será lançado na Europa (inicialmente, na Alemanha) com todos os hardware e software essenciais necessários para atingir a funcionalidade de Nível 3.
Nível 4 (Alta Automação de Condução)
Diferente de um veículo Nível 3, um carro Nível 4 pode intervir se qualquer tarefa der errado ou se houver uma falha no sistema. Por este motivo, esses carros não exigem interação humana na maioria das circunstâncias. Por outro lado, ainda trazem a opção de conduzir o carro manualmente se necessário ou desejável.
Nesta categoria, entram os táxis robôs que estão a ser testados em diversos países. Exemplo disso são os robotáxis da Waymo (da Alphabet), que já estão em testes há mais de 1 ano no Arizona, nos Estados Unidos. A francesa NAVYA também está a construir e vender autocarros e táxis Nível 4 para os EUA.
Já a Magna está a trabalhar com a Lyft para fornecer kits de alta tecnologia que transformam veículos em carros autónomos, habilitando recursos de nível 4 em ambientes urbanos e rodoviários. Na China, a Volvo e a Baidu uniram-se para desenvolver veículos elétricos de nível 4.
Pelo alto nível de autonomia, carros de Nível 4 atualmente podem operar apenas numa área limitada (geralmente um ambiente urbano onde as velocidades máximas atingem uma média de 50 km/h).
Nível 5 (Automação de direção completa)
Veículos completamente autónomos, sem opção de condução humana. Carros de Nível 5, inclusive, não terão controles para condução manual, como pedais de aceleração e travagem ou mesmo direção. Atualmente, carros totalmente autónomos estão a ser testados em diferentes partes do mundo, mas nenhum ainda está disponível para o público em geral.