
No último ano, surgiram especulações de que a Microsoft poderia deixar de fabricar consolas para se concentrar no seu serviço de nuvem e tornar-se uma das maiores publicadoras de videojogos. No entanto, foi confirmado que a empresa continuará no segmento na próxima geração de consolas.
Em entrevista à Variety, Sarah Bond, presidente da Xbox, revelou que a consola de próxima geração da marca já está em desenvolvimento. A executiva afirmou que a Microsoft está a trabalhar em novos protótipos e no design do hardware, em parceria com a AMD, reforçando que o investimento em consolas próprias continua a ser uma prioridade para a divisão de jogos.
Segundo Bond, a equipa do Xbox está “100% focada em criar coisas para o futuro”. Ela explicou que o desenvolvimento da nova consola faz parte de um plano mais amplo de inovação, que também inclui avanços em dispositivos portáteis, como o recém-lançado ROG Xbox Ally — criado em colaboração com a Asus.
“Temos o nosso hardware de próxima geração em desenvolvimento. Estamos a analisar a prototipagem e o design. Temos uma parceria anunciada com a AMD para isso, portanto, está a caminho.
“Vimos aqui uma oportunidade de inovar de uma nova forma e oferecer aos jogadores outra opção, além do nosso hardware de próxima geração.”
- Sarah Bond.
O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do ROG Xbox Ally e do Ally X, novos dispositivos portáteis desenvolvidos pela Asus em parceria com o Xbox. Bond destacou ainda que os novos modelos representam um passo importante na visão da empresa de tornar o Xbox uma plataforma acessível em múltiplos formatos.
“Os jogos devem ser como qualquer outro tipo de entretenimento: algo que se possa levar consigo para qualquer lugar. Deve poder jogar o que quiser, com quem quiser e em qualquer dispositivo.”
- Sarah Bond.