O Instagram é utilizado para partilhar tudo desde momentos especiais com pessoas próximas, a fotos de comida. Já o Littergram pretende alertar sobre o lixo.
Vê também: Samsung Pay chegará ao Brasil e Espanha ainda este ano, Portugal continua na lista de espera
O Littergram é uma aplicação britânica com o propósito de criar alerta sobre as áreas poluídas do Reino Unido, permitindo aos utilizadores fotografar e partilhar fotos de lixo, reportando a localização ao seu concelho.
Contudo, o fundador Danny Lucas já está em maus lençóis pois os advogados do Instagram estão a pressionar Lucas para mudar o nome da aplicação, por motivos de direitos de autor visto que ambas as aplicações partilham o mesmo sufixo "gram" e funcionam na base de fotografias.
O próprio Lucas publicou um vídeo a apelar ao Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, que reconsidere pois alterar o Littergram iria destruir todo o trabalho árduo envolvido, indicando que o objectivo do Littergram é tornar a poluição e lixo comportamentos anti-sociais como condução inebriada Um porta-voz indicou que tentarão chegar a um consenso.
Na minha opinião isto pode ser visto como um caso de alguém que criou uma aplicação e deu-lhe um nome popular. Aplicações como Spotify, Androidify e Greenify são alguns exemplos. No entanto a questão é que além do sufixo, também partilha o mesmo método de partilha de fotografias, embora com fins diferentes.
Talvez queiras ver:
- Google está a criar uma divisão de hardware e foi buscar uma velha glória para a dirigir
- Samsung irá lançar um dispositivo de Realidade Virtual independente
- LG investe 400 milhões na produção de ecrãs OLED flexíveis