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Há uma razão para os autocarros da escola nos EUA serem amarelos

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Quando pensamos em autocarros da escola, principalmente nos Estados Unidos da América (EUA), há uma cor que nos vem à cabeça: amarelo. A questão é que, pelos vistos, há várias razões para a escolha desta cor.

Desde já, importa referir que o tom oficial se chama “National School Bus Glossy Yellow” e foi pensado, especificamente, para este fim. De acordo com a SlashGear, são mais de 500.000 de autocarros que, todos os dias, levam crianças à escola nos EUA.

As origens do autocarro amarelo em 1939

Segundo a mesma fonte, um dos motivos que levou à escolha deste tom tem a ver com a facilidade de ser identificado. A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) recomenda a cor em questão, em todo o país, ainda que não seja obrigatório.

Torna-se mais fácil de identificar este amarelo, não só por ter uma cor berrante, mas também porque não vemos muitos autocarros nestas cores. “A uniformidade da aparência do autocarro escolar ajuda os motoristas a identificar os veículos como autocarros escolares", diz a NHTSA.

Tudo começou em 1939, numa pesquisa liderada por Frank W. Cyr. Trata-se de um professor na Columbia University, que se juntou a outros professores, fabricantes de veículos e especialistas em pintura, para chegar a uma conclusão de cor ideal.

Bus

Mas porquê o amarelo?

Supostamente, a escolha do amarelo justifica-se através da ciência. Como explica a mesma fonte, os nossos olhos contêm fotorrecetores que se podem dividir em dois grupos: bastonetes e cones. Estes, basicamente, detetam sinais de luz e convertem-nos em imagens que o cérebro consegue processar.

Há três tipos de cones, especialmente sensíveis ao vermelho, azul e verde. Ora bem, ao haver uma mistura de luz entre dois cones (vermelho e verde), forma-se o amarelo. Quem explica esse fenómeno com mais detalhe é o porta-voz da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

"Se obtiver um comprimento de onda puro de uma cor... e atingir apenas um cone com ele, terá uma quantidade X de transmissão de sinal para o cérebro. Mas se esse [comprimento de onda] estimula dois cones, terá o dobro da quantidade de transmissão para o cérebro" - refere Ivan Schwab.

Por outras palavras, comprova-se cientificamente que o estímulo sensorial do amarelo é um melhor alerta para condutores, neste caso.

Também há quem diga que tem a ver com a visão periférica

Para além da questão dos cones, há quem refira que o amarelo é mais facilmente detetável, com visão periférica. De acordo com o Children's Museum of Indianapolis, a "visão periférica lateral para detetar amarelo é 1,24 vezes maior" face a outras cores.

À data de hoje, acredita-se que estas duas razões (juntas) serão a principal justificação para a adoção do amarelo nos autocarros das escolas americanas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.