Do Samsung Galaxy S24 Ultra para o Samsung Galaxy S25 Ultra, uma das grandes melhorias foi a câmara ultralarga de 50 MP. Na geração anterior, esta câmara era de “apenas” 12 MP, o que faz com que o “salto” do S25 Ultra seja visto como um bom upgrade.
O problema é que, recentemente, ficamos a conhecer alguns relatos de que este sensor está a dar problemas. De acordo com a SamMobile, a câmara ultralarga está com problemas de trepidação e vibração para alguns utilizadores.
Utilizadores têm-se queixado de trepidação nas redes sociais
As queixas têm sido pontuais, mas têm sido vistas em vários fóruns da internet. Em thread do Reddit, por exemplo, @Emergency_Ice_5503 escreve: “estou a enfrentar um problema estranho ao mudar para a lente ultralarga (0,6X). Ela tem dificuldade para focar e emite um som estranho e trémulo”.
Nas respostas à publicação, houve quem dissesse que já teve o mesmo problema. “Normalmente, reiniciar o telefone resolve” - explica @Efficient_Lie_10. A questão é que só fica resolvido “temporariamente”, segundo o próprio.
Houve inclusive quem dissesse que o mesmo aconteceu e que só ficou resolvido quando a Samsung substituiu todo o conjunto de câmaras do telemóvel. No X, antigo Twitter, um utilizador também mostrou o que acontece, na prática, com a ultralarga do S25 Ultra.
Como consegues ver em cima, verifica-se a tal trepidação que também foi mencionada no Reddit.
Sobre este problema
Como dito anteriormente, a trepidação da câmara ultralarga não parece configurar um problema massificado. Ainda assim, é um erro que está a afetar alguns utilizadores e é expectável que a Samsung entretanto faça as devidas correções.
Segundo a SamMobile, a origem do problema poderia estar no mecanismo de estabilização ótica. No entanto, sendo que a ultralarga do S25 Ultra não possui esta ferramenta, poderá ser algo relacionado com o foco automático.