A Google está a trabalhar num novo método de tradução, que não necessita de processamento intermédio. Chama-se Translatotron, e promete ser mais rápido e eficaz dos que os atuais métodos utilizados. O Translatotron pega na voz original, e torna a tradução mais natural, reduzindo erros de interpretação e eliminando palavras acessórias.
Quando acionas a Google Assistant ou o Google Tradutor para uma tradução, esta usa o método de cascata para a realizar. Passa por três fases: interpreta o que dizes e passa para texto, traduz para o idioma desejado, e transforma esse texto em voz para o dizer em voz alta.
O Translototron quer eliminar erros de interpretação e palavras acessórias
Com o Translatotron, a Google pretende tornar este processo não só mais rápido, como mais natural. Teoricamente, certos erros de interpretação serão reduzidos, e o sistema é capaz de ignorar palavras que são secundárias no que se pretende traduzir.
A grande bandeira do Translotron é pegar na voz original e tornar a tradução mais natural. No entanto, como podes comprovar através dos exemplos publicados no blogue da Google, ainda é algo bastante robótico. Esta será uma nova forma de quebrar barreiras de linguagem, mas ainda se encontra a dar os primeiros passos.
O Translototron quer "humanizar" as traduções
O Translototron pretende melhorar as formas de tradução que conhecemos. Mais do que traduzir, pretende manter certas características associadas à fala do interlocutor. O grande obtetivo da Google é apostar na naturalidade do discurso destes, tornando os assistentes cada vez mais “humanos”.
Este é o tipo de projeto que veremos implementado no futuro em ferramentas como o Google Tradutor ou a Google Assistant. Para já, podes consultar as suas diferenças através do blogue da Google, naquilo que são os primeiros passos de traduções cada vez mais naturais.
Editores 4gnews recomendam:
- Fast Camera: uma das apps com mais downloads é uma fraude!
- OnePlus 7 Pro recebe várias melhorias ainda antes de ficar à venda
- Xiaomi anuncia surpresa para 20 de maio. Redmi K20 à vista