DeepSeek: Já há países a banir a nova IA chinesa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O DeepSeek é a mais recente tendência no universo da Inteligência Artificial (IA). Lançada para o mercado há poucos dias, este chatbot conquistou o mundo com as suas capacidades, sendo mesmo a app mais descarregada na App Store.

Apesar deste sucesso e de estar há pouco tempo no mercado, já existem países que não se mostram confortáveis com a sua presença. O resultado são países com a Austrália ou a Índia a proibir o uso desta IA ao mais alto nível.

Governo australiano e indiano já proibiram os seus funcionários de usar o DeepSeek

O primeiro país a colocar um travão ao uso do DeepSeek a nível governamental foi a Austrália. O Departamento dos Assuntos Internos baniu o uso desta IA chinesa em todos os dispositivos federais.

DeepSeek

Esta decisão foi justificado com o facto de o DeepSeek "representar um nível inaceitável de risco de segurança para o Governo australiano". Aponta ainda o dedo à "extensa recolha de dados" e a sua exposição a um governo externo com conflitos com as leis nacionais.

A decisão australiana foi rapidamente replicada pelas entidades governamentais indianas. Neste caso, o Ministério das Finanças desse país pede aos seus colaboradores para evitarem o uso de ferramentas da Inteligência Artificial.

Neste caso, a recomendação não abrange apenas o DeepSeek, estando também ferramentas como o ChatGPT englobadas. Aqui a recomendação é para evitar o uso destas tecnologias em contexto oficial.

As razões para esta decisão são semelhantes às invocadas pelas autoridades australianas. O receio recai sobretudo no risco de fugas de informação de documentos e dados governamentais.

Atravessando o Atlântico, vemos a Marinha norte-americana a banir o uso do DeepSeek em qualquer contexto devido a "potenciais preocupações de segurança e éticas". Uma posição que não estranha, sobretudo após a entrada em funções da administração Trump.

Recuando para a Europa, temos o exemplo da Itália com a autoridade nacional de proteção de dados a pedir o bloqueio do DeepSeek. Uma decisão tomada após os responsáveis pela plataforma não terem respondido às preocupações da política de privacidade do regulador.

Como podes constatar, o DeepSeek não foi bem recebido em todo o mundo. É sobretudo junto de entidades com responsabilidades nacionais que as práticas deste motor de IA suscitam mais dúvidas e preocupações.

Para já, ainda não existe nenhuma indicação nacional contra o uso do DeepSeek em Portugal. Esta Inteligência Artificial ainda pode ser usada livremente em território nacional, mas isso pode mudar a qualquer instante.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.