Acabou de ser lançado um novo relatório da Canalys, relativo à venda de smartphones na Europa, durante o 2º trimestre de 2025. Note-se que a Canalys é especialista na análise de dados, dentro do setor da tecnologia.
De um modo geral, o relatório da Canalys demonstra-nos que houve uma clara queda, na Europa, entre abril e junho de 2025. De um ano para o outro, o decrescimento foi na ordem dos 9%, o que não é propriamente alarmante para Runar Bjørhovde.
O analista da Canalys refere que, apesar do “momento difícil” que o setor dos smartphones vive na Europa, as perspectivas futuras são boas. “Prevemos que o crescimento retorne até 2026, impulsionado pela substituição de dispositivos de baixo custo e pelas propostas de IA em amadurecimento que começam a capturar o interesse do consumidor” - refere.
Samsung é a marca que mais vende na Europa, apesar da queda
O estudo em questão permitiu-nos saber quais as marcas que mais venderam na Europa. Logo em primeiro lugar, destaque para a Samsung, que vendeu 10.3 milhões de telemóveis, com 36% de participação de mercado. Ainda assim, a marca caiu 10%, de um ano para o outro.
A discrepância para a Apple, que fica no 2º lugar, continua a ser bem evidente. A Apple até caiu menos do que a Samsung (4%), mas mesmo assim só vendeu 6,9 milhões de unidades, com uma participação de mercado de 24%.
No 3º lugar, volta a aparecer a Xiaomi. A marca chinesa vendeu 5,4 milhões de smartphones, durante o 2º trimestre de 2025. Tem uma cota de mercado de 19% e caiu os mesmos 4% que a Apple.
Bem abaixo, surge a Motorola e a Honor, que venderam 1,5 e 0,9 milhões de telemóveis, respetivamente. As marcas têm uma cota de mercado de 5% e 3%, sendo que a Motorola deu um grande “tombo” percentual, na ordem dos 18%.
Sendo assim, um dos grandes “vencedores” do novo relatório da Canalys é a Honor. Apesar de ficar em 5º lugar, a marca foi a única no top 5 a subir nas vendas, neste caso em 11%.