Esta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, ficou marcada por uma mudança na plataforma Kindle. Tal como noticiou o The Verge, recentemente, a Amazon está a “remover um recurso do seu site que permite fazer download de livros comprados para um computador e depois copiá-los manualmente para um Kindle via USB”.
Tal como explica a mesma fonte de informação, trata-se de um recurso particularmente útil para fazer backup de compras. Este permite ainda a conversão para outros formatos, que podem ser depois usados por não-utilizadores do Kindle.
O que mais custa no “adeus” a esta funcionalidade do Kindle?
Efetivamente, estamos perante uma ferramenta que dá jeito àqueles que não têm boas condições de acesso ao Wi-Fi. Afinal de contas, é sempre boa notícia saber que as cópias offline dos livros estão disponíveis a qualquer momento.
Recorde-se que, em ocasiões anteriores, a Amazon já chegou a remover livros da sua loja online. Por outras palavras, apesar do conteúdo estar disponível online, a sua possível remoção faz com que seja mais fácil perder de “vista” um e-book.
Para além disso, o recurso é uma ótima forma de converter livros para outros formatos, o que era uma prática adotada por vários utilizadores. Esta forma de “pirataria” terá sido um dos fatores principais a levar a esta medida.
O que aparece no Kindle e o que diz a Amazon sobre o assunto?
Perante esta mudança de regra, os leitores estão a receber uma notificação em formato pop-up. Esta diz: “a partir de 26 de fevereiro de 2025, a opção 'Fazer download e transferir via USB' não estará mais disponível. Ainda pode enviar livros Kindle para os seus dispositivos habilitados para Wi-Fi selecionando a opção 'Entregar ou remover do dispositivo'.“ (via The Verge).
Quem se pronunciou sobre o tema foi a porta-voz da Amazon. As palavras de Jackie Burke reforçam que os clientes podem continuar a usufruir dos serviços Kindle, na sua plenitude. Seja na app, seja na web, ou através de dispositivos Kindle com Wi-Fi.
No fundo, apenas deixa de ser possível transferir os livros comprados para o computador.