Cada vez mais, é possível tirar boas fotografias com um smartphone. Para tal, há alguns procedimentos a seguir que te ajudam a obter melhores imagens, no final. Neste artigo, damos-te algumas sugestões de marcas de referência.
1. Escolher a configuração certa de câmara consoante o contexto
Principalmente em telemóveis mais recentes, é possível encontrar várias configurações diferentes de câmara. Saber usá-las e entender as suas diferenças pode culminar em resultados melhores nas fotografias.
Como exemplifica a TCL, suponhamos que queres tirar uma fotografia de grupo e apenas focar nas pessoas. Nesse caso, poderá fazer sentido usar o modo retrato. Por outro lado, se queres capturar uma paisagem ampla de uma cidade, por hipótese, o mais adequado será o modo panorâmico.
Ainda no caso de paisagens, ativar o modo HDR (Alta Faixa Dinâmica) também te ajudará a capturar melhor os detalhes, equilibrando melhor as zonas claras e as zonas escuras. Se tirares uma fotografia em condições de pouca luz, o modo noturno é ideal para realçar luzes.
A lente macro, por exemplo, pode servir para tirar fotos de perto e realçar detalhes próximos (ex: fotografar os detalhes de uma planta). Já a lente telefoto, por sua vez, é ideal para quando queres fotografar algo ao longe, com zoom, mantendo qualidade na imagem (ex: fotografia num concerto ou estádio).
2. Prestar atenção às linhas de grade
Possivelmente, já terás reparado que, quando tiras uma fotografia, aparece uma espécie de grelha na câmara. Esta existe com um propósito. Neste caso, enquadrar a imagem o melhor possível, consoante aquilo que queres dar mais destaque.
No exemplo em baixo, consegues ver um exemplo tirado do site oficial da Samsung, onde é fotografado um pôr do sol. Ainda que seja uma imagem simples de tirar e o enquadramento possa parecer intuitivo, há planos em que as linhas de grade podem ser uma boa ajuda.
3. Limpa a lente da câmara do telemóvel
Pode parecer algo elementar, mas efetivamente, limpar a lente de uma câmara de telemóvel pode fazer bastante diferença, como refere a TCL. Na verdade, há várias razões para o fazer. Uma delas é, por exemplo, o facto de poder ter “dedadas” e sujidade.
Essa mesma sujidade pode fazer com que a imagem fique baça e a sua nitidez fique comprometida. Uma lente limpa capta melhor os detalhes e, até em termos de foco automático, poderá fazer a diferença.
Segundo a TCL, “a melhor maneira de limpar a lente é com um pano de microfibra, pois é suave o suficiente para não arranhar ou danificar a superfície do aparelho, mas ainda assim é eficaz na remoção de poeira e marcas de dedos”.
4. Tem atenção à luz e evita o flash se puderes
Um aspeto que também é muito simples, mas ao mesmo tempo importante, é a luz. Por melhor que seja o enquadramento, uma fotografia em más condições de luz tende a ter um resultado aquém do esperado.
Como explica a Samsung, “posiciona os teus objetos de forma a que fiquem bem iluminados de frente e evita luz artificial forte por trás. Também deves considerar o espaço negativo (a área em redor do objeto) para garantir que ele realmente se destaca”.
É sempre preferível usar luz natural, sendo que o flash, ainda que possa ser útil, deve ser considerado como último recurso. Muitas vezes, causa ruído desnecessário. De qualquer forma, pode fazer sentido, por exemplo, em situações de sombra ou muito pouca luz direta.
(Nota: o modo noturno usa-se quando há alguma luz ambiente, ainda que pouca. O flash serve principalmente para quando há muito pouca ou nenhuma luz ambiente)