Windows vai ter nova ferramenta de IA para editar fotografias

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Provavelmente, não é a primeira vez que ouves falar em "apagadores mágicos" de Inteligência Artificial, nas fotografias. A Google já o faz, a Samsung também. A novidade é que, agora, essa ferramenta vai estar disponível nos PCs que têm Windows. A Microsoft anunciou o seu novo Magic Eraser, que te ajuda na edição de fotos.

No fundo, as diferenças entre o novo acrescento da Microsoft e as funcionalidades do aplicativo de fotografias que já vinha com o Windows não são por demais evidentes. Ainda assim, esta mudança representa uma melhoria face àquilo que estamos habituados. Na imagem abaixo, podes verificar como é que a nova ferramenta se aplicará.

O Magic Eraser permite remover o fundo de fotografias, bem como apagar elementos indesejados

Cão Eraser Windows
Imagem Microsoft

Face a outras novidades de IA que temos visto, não é arriscado dizer que o wow-factor deste novo acrescento não é tão grande como outros. Contudo, pode ser uma ferramenta útil, dentro do próprio Windows, tanto na versão 11 como na versão 10. Como refere o The Verge, o Magic Eraser ainda contemplará uma opção de remover o fundo.

Espera-se que os próximos PCs com IA contenham ainda mais funcionalidades deste tipo

Ainda sobre os esforços de IA, dentro do próprio Windows, destaca-se a aposta em outras duas aplicações: Outlook e Bloco de Notas. De acordo com o Windows Central, plataforma especializada em conteúdos Windows, será de esperar que os próximos PCs com IA a serem lançados já contenham ainda mais funcionalidades deste género.

Ainda não se sabe ao certo em que data é que a nova funcionalidade vai estar disponível para o público geral. Para além disso, existe outra dúvida que fica a pairar no ar: será que as fotos editadas com IA da Windows virão com algum tipo de marca de água? Resta-nos esperar para ver.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.